Itamar Bilibio lidera em Laguna Carapã com 46,12% das intenções de voto

Pesquisa do Grupo Informa ouviu 300 eleitores entre os dias 11 e 14 deste mês


Dourados Informa

Itamar Bilibio e Marcio Gutierres (acima); Tiago Dalbosco e Zenaide Espíndola (abaixo)

O ex-prefeito de Laguna Carapã Itamar Bilibio (MDB) está liderando a corrida eleitoral nas eleições de 2024, conforme pesquisa mais recente realizada pelo Grupo Informa. O levantamento, feito entre os dias 11 e 14 de setembro de 2024, entrevistou 300 participantes e foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número MS-06205/2024. O estudo revela que, no cenário estimulado, Bilibio aparece com 46,12% das intenções de voto, consolidando-se como favorito na disputa.

Cenário espontâneo

No cenário espontâneo, em que os candidatos não recebem uma lista de candidatos, Itamar Bilibio também desponta na liderança, com 39,05% das intenções de voto. Uma parcela de participantes, 23,24%, ainda se declara indeciso ou não respondeu à pesquisa.

Entre os demais nomes, Márcio Gutierres (PSDB) surge em segundo lugar com 12,72%, seguido de Tiago Dalbosco (PP), com 12,13%, e Zenaide Espíndola (PSD), que soma 10,65%. Os votos brancos e nulos representam 2,20% das respostas espontâneas.

Essa vantagem de Bilibio no levantamento espontâneo sugere que ele já está consolidado como figura conhecida e bem avaliada pelo eleitorado de Laguna Carapã, enquanto os outros candidatos ainda têm desafios para aumentar sua visibilidade.

Cenário estimulado

Quando apresentados os nomes dos candidatos, Itamar Bilibio amplia sua vantagem. No cenário estimulado, onde a lista de concorrentes é informada aos entrevistados, o ex-prefeito registra 46,12% dos interessados de voto. O número de indecisos, ou daqueles que não souberam ou não quiseram responder, cai para 15,12%.

Márcio Gutierres e Tiago Dalbosco aparecem empatados, cada um com 13,31% das intenções de voto no cenário estimulado. Zenaide Espíndola, que tem 11,83%, ocupa a quarta posição. Nesse cenário, votos brancos e nulos são expressivamente baixos, com apenas 0,30%.

Rejeição de candidatos

Além das intenções de voto, a pesquisa também apontou a rejeição dos candidatos, questionando os eleitores em quem eles “não votariam de forma alguma” para prefeito. Zenaide Espíndola, do PSD, aparece com a maior taxa de rejeição, sendo mencionada por 20,71% dos entrevistados. Logo atrás vem Márcio Gutierres com 20,12% de rejeição. Itamar Bilibio aparece com 17,46%, e Tiago Dalbosco é o menos rejeitado entre os principais candidatos, com 10,65%.

Ainda há grande fatia do eleitorado que não conseguiu responder ou se declarou indeciso também nesse quesito, com 23,67%, o que pode indicar que os eleitores ainda estão se familiarizando com as candidaturas ou que poderão reconsiderar suas posições até o momento da eleição. Além disso, 7,39% dos entrevistados afirmaram que não rejeitaram nenhum candidato ou votariam em branco ou nulo.


COMENTÁRIOS