MS tem 2 das 3 cidades mais quentes do País e todo o Estado está sob alerta de grande perigo

Coxim e Água Clara são destaque nacional por conta do calor



Nas últimas 24 horas, Coxim e Água Clara ocuparam, respectivamente, o segundo e terceiro lugar no ranking de cidades mais quentes do Brasil. Com temperaturas de 41°C e 40,7°C, os municípios ficaram atrás somente de Cuiabá, onde os termômetros registraram 41,2°C.

Em meio às altas temperaturas, agravadas pela baixa umidade do ar, Mato Grosso do Sul tem os 79 municípios inseridos em três alertas emitidos pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Segundo especialistas, os avisos meteorológicos, de onda de calor e baixa umidade, apresentam graus de perigo e grande perigo. 

Na maior parte do estado, o clima desértico fica ainda pior com o acúmulo de fumaça dos incêndios florestais. “Na imagem do satélite meteorológico, observa-se condições de muita fumaça, deixando o céu acinzentado em diversas regiões do país, inclusive, Mato Grosso do Sul. Uma frente fria, que avançou pelo oceano Atlântico, favorece maior transporte de fumaça em direção ao Estado”, pontua informativo do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima). 

Na estação QualiAR da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), o índice de qualidade do ar encontra-se “Muito Ruim” para Campo Grande. 

O Cemtec destaca ainda a possibilidade de chuvas em Mato Grosso do Sul entre sábado (14) e domingo (15), com destaque para a metade sul do Estado. “Podem ocorrer chuvas acompanhadas de raios”, finaliza. 


COMENTÁRIOS