Cometa que passa a cada 69 anos estará visível nesta semana; saiba mais



O cometa 13P/Olbers estará visível nesta semana, com brilho máximo previsto para o sábado (6). A última vez que o 13P/Olbers passou pela Terra foi em 1956, e o "P" em seu nome indica que é um cometa periódico -- sua aparição no céu ocorre a cada 69 anos. Assim como os outros cometas, se trata de um corpo celeste composto basicamente de gelo, rocha e poeira.

Ele leva esse nome por ter sido identificado pela primeira vez pelo astrônomo alemão Heinrich Wilhelm Olbers, em 1815. O dia no qual o cometa apresentará seu brilho máximo será o sábado (6), mas ele deve passar pelo ponto mais próximo da Terra em 20 de julho, chegando a quase 72 milhões de km de distância. Embora seja classificado pela Nasa como um "asteroide próximo à Terra", cientistas afirmam que não há risco de o cometa colidir com o planeta.

Como observar o cometa 13P/Olbers? Dicas para conseguir ver o cometa Assim como recomendado para qualquer observação no céu noturno, há mais chances de conseguir avistar o cometa em um local escuro, com poucas luzes artificiais e com o horizonte livre, já que ele deve aparecer bem baixo no céu. Mesmo assim, o cometa 13P/Olbers deve ser visível apenas com o uso de binóculos ou de um pequeno telescópio. Onde e quando? O momento de maior brilho ocorre no dia 6 de julho, mas o cometa deve continuar visível no céu durante todo o mês. O 13P/Olbers aparece sobre a constelação de Lince, que fica visível no Brasil apenas algumas horas após o crepúsculo. Por isso, os observadores devem olhar para a direção noroeste, próximo ao horizonte, logo após o pôr-do-Sol.

O horário em que o corpo celeste se tornará visível varia conforme a região do Brasil por conta da diferença da hora em que o Sol se põe. Quem está nas regiões Norte e Nordeste deve ter melhores chances de visibilidade. App mostra onde está o cometa em tempo real Se você quiser poupar o tempo de procurar pelo corpo celeste, ou garantir que está mesmo vendo o cometa, também é possível achá-lo com a ajuda do aplicativo de astronomia Sky Tonight – Mapa de Estrelas.

Baixe o aplicativo Sky Tonight – Mapa de Estrelas; Inicie o aplicativo e permita que ele use sua localização; Toque no ícone da lupa no canto inferior esquerdo da tela e busque por “13P/Olbers” na barra de pesquisa; Toque no alvo à direita do resultado desejado e o aplicativo mostrará a localização do cometa no mapa do céu; Toque no botão da bússola no canto direito ou siga a direção da seta branca até ver o cometa na tela; Então basta procurar o cometa no céu naquela direção.


COMENTÁRIOS