Projeto de Lei que inclui Libras nas escolas municipais é aprovado pela Cãmara Municipal em Laguna Carapã

No Brasil, cerca de 5% da população é surda e parte dela usa Libras como auxílio para comunicação


Assessoria

Maninho Vega propositor da Inclusão de ensino de Libras nas escolas municipais

A Língua Brasileira de Sinais pode ser incluída no currículo escolar da Rede Municipal de Ensino de Laguna Carapã.  A Câmara Municipal aprovou nesta terça-feira (19), o projeto de lei 001/2024, de autoria do vereador Maninho Vega, que sugere a mudança na grade.

No Brasil, cerca de 5% da população é surda e parte dela usa Libras como auxílio para comunicação. De acordo com dados do IBGE, esse número representa 10 milhões de pessoas.

Segundo o texto, “Fica instituída adoção das medidas necessárias para efetiva implantação da inclusão da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, no currículo escolar, no âmbito da rede municipal de educação do Município do Laguna Carapã-MS.”  

“Geralmente os deficientes auditivos só conseguem se comunicar bem com sua família. É muito difícil encontrar pessoas que saibam a Linguagem de Sinais. Esta lei vem para ampliar essa comunicação, promovendo a inclusão, incentivando a educação e, consequentemente, aumentando as chances no mercado de trabalho”, disse Maninho Vega. 

Para entrar em vigor, a lei precisa ser sancionada pelo prefeita Zenaide Espindola Flores.


COMENTÁRIOS