Câmara Municipal de Laguna Carapã reprova por 8 x 1 contas de ex-prefeito Itamar Bilibio

Decisão unânime exclui Bilibio das eleições deste ano por improbidade administrativa



A Câmara Municipal de Laguna Carapã decidiu, na última terça-feira (19), pela reprovação das contas do ex-prefeito Itamar Bilibio, em uma sessão que culminou em uma votação expressiva de 8 a 1. A votação seguiu o parecer do relator do processo, o vereador Alex Cordeiro (PSDB), que apresentou evidências de improbidade administrativa durante a gestão de Bilibio em 2017, levando à sua inelegibilidade para as próximas eleições.

Segundo o relatório apresentado na Câmara, Itamar Bilibio descumpriu a Lei de Responsabilidade Fiscal ao ignorar reiteradas advertências do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul (TCE/MS). Estas advertências apontavam a necessidade de redução nos gastos com pessoal, já que a prefeitura havia excedido o limite prudencial estabelecido por lei.

Alex Cordeiro, ao discutir sua relatoria, enfatizou a gravidade das ações de Bilibio, afirmando que “O prefeito agiu tendo total conhecimento e desprezo pela lei e sabia que estava infringindo o que determina à legislação, deixando claro o ato de vício insanável e doloso, ao desrespeitar uma orientação do TCE, que apontava à prática de improbidade administrativa por sua gestão. Mesmo tendo direito à ampla defesa, Itamar não conseguiu justificar a extrapolação nas despesas”.

Essa censura explícita ao ex-prefeito ressalta não apenas a violação específica da Lei de Responsabilidade Fiscal, mas também aponta para um padrão de comportamento que desconsidera as normas fiscais e administrativas vigentes. O caso evidencia um desafio persistente na governança local: a necessidade de equilibrar as demandas de gestão com a estrita aderência às leis que regem a administração pública.

A decisão da Câmara Municipal de Laguna Carapã reflete um momento significativo para os lagunenses, reiterando o compromisso dos vereadores com a responsabilidade fiscal e a governança transparente.

Com a inelegibilidade de Itamar Bilibio, abre-se um novo capítulo para a política de Laguna Carapã, marcado pela expectativa de lideranças comprometidas com a legalidade e a eficiência administrativa.

 

Fonte: osulmatogrossense


COMENTÁRIOS