Mané pelado: veja a receita completa desse bolo



Quem não é goiano deve ter estranho — e muito — o nome dessa receita! O mané pelado nada mais é do que um delicioso bolo de mandioca que contém queijo e coco entre os ingredientes. Assim, essa mistura confere um sabor levemente agridoce na medida certa para o café da tarde.

Com certeza, já conseguimos te convencer a provar essa receita. Mesmo assim, fica a pergunta: por que, afinal, o bolo se chama mané pelado? É difícil dizer ao certo a origem do nome, já que as histórias sobre seu nome passaram de geração em geração.

E, você sabe, quem conta um conto aumenta um ponto! Há quem diga, por exemplo que “mané pelado” era o nome dado a um vendedor ambulante de bolos que rodava todo o Estado de Goiás sem camiseta. Conhecido pelo delicioso bolo de mandioca, o nome acabou sendo adotado da boca do povo para a receita. Por outro lado, tem até histórias de vingança que explicariam o nome!

A lenda do mané pelado
Nessa história, Manoel era muito apaixonado por sua vizinha. Com muita insistência — e falta de modos — Manoel fazia propostas de namoro para a moça. Cansada, ela resolve tramar uma vingança! No aniversário de Mané, como era conhecido, a moça chamou toda a família dele para uma suposta festa surpresa.

Antes que ele chegasse na casa, ela escondeu os convidados em seu quarto e pediu silêncio. Nesse meio tempo, a moça chama o vizinho para ir até sua casa e avisa que vai ao seu quarto se preparar e que logo o chamaria. Quando o convida, Mané aparece no quarto pelado e se depara com toda a sua família, que o esperava com o delicioso bolo de mandioca!

Seja qual for a história, esse bolo é sempre uma boa pedida! Além da combinação única de ingredientes, o mané pelado também tem como característica ser feito e servido no tabuleiro, que rende muito! Na verdade, as receitas mais tradicionais prezam para que o bolo seja assado em folhas de bananeira. Para descomplicar sem perder as nuances de sabor dessa receita, confira a receita completa de mané pelado:

Receita de bolo de mandioca e coco, o clássico mané pelado!
Tempo de preparo: 1h10
Rendimento: 10 porções
Nível de dificuldade: fácil

Ingredientes:
4 ovos (claras e gemas separadas)
1 pitada de sal
1 lata de leite condensado
100g de coco ralado
2 xícaras (chá) de mandioca crua ralada
4 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
1 colher (sopa) de manteiga
1 colher (sopa) de fermento em pó químico
Margarina para untar
Modo de preparo:
Na batedeira, bata as claras em neve, junte as gemas, uma a uma, sem parar de bater, e o sal até ficar um creme bem fofo.
Despeje o leite condensado em fio e adicione o coco, a mandioca, o parmesão e a manteiga.
Bata para misturar, por último acrescente o fermento e misture com uma colher.
Despeje em uma fôrma de 26 cm de diâmetro untada e leve ao forno médio, preaquecido, por 45 minutos.
Desenforme quando estiver morno e sirva.


COMENTÁRIOS