UFGD oferece 803 vagas para transferência voluntária e portador de diploma



A Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) está em busca de estudantes de outras instituições que desejam mudar para a federal e de pessoas que querem complementar a habilitação (Licenciatura e Bacharelado) ou que querem fazer uma segunda graduação, tanto para mudar de profissão quanto para enriquecer o currículo. 

A seleção dos interessados em fazer transferência ou de ingressar como portador de diploma é realizada pelo Processo Seletivo para Preenchimento de Vagas Ociosas (PSPVO-2023/UFGD), que está com inscrições abertas de 20 a 31 de março, pelo portal da UFGD, sem cobrança de nenhuma taxa.

São 803 vagas em 29 cursos, a maioria com 30 vagas: Artes Cênicas, Biotecnologia, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Direito, Educação Física, Engenharia Agrícola, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Aquicultura, Engenharia de Computação, Engenharia de Energia, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Física, Geografia, Gestão Ambiental, História, letras, Letras, Letras Libras, Licenciatura em Educação do Campo, Matemática, Nutrição, Psicologia, Química, Sistemas de Informação e Zootecnia.

Para inscrever-se é necessário acessar a Área do Candidato (https://selecao.ufgd.edu.br/),  preencher os dados cadastrais e a ficha de inscrição eletrônica, selecionando a opção (transferência voluntária ou portador de diploma) e o curso de graduação que deseja.

Nos cursos em que houver mais candidatos inscritos que vagas disponíveis, será feita a análise de documentação para classificação dos candidatos por maior carga horária cursada, idade e Índice de Desempenho Acadêmico.

O cronograma prevê que a convocação para envio de documentos para preenchimento das vagas (para os casos em que houver mais candidatos que vagas) será feita em 6 de abril, o prazo para mandar essa documentação pela Internet será de 10 a 12 de abril, o resultado preliminar da análise dos documentos será em 17 de abril e, após o período de recursos, o resultado final será divulgado em 20 de abril. O início do primeiro semestre letivo de 2023 será em 15 de maio.

COTAS SOCIAIS

Em cada curso da UFGD,  metade das vagas são destinadas a estudantes que fizeram todo o Ensino Médio em escolas públicas e dentre elas, pelo menos 51,95% são destinadas a candidatos negros – pretos e pardos – e indígenas, proporção que representa a soma dessas populações em Mato Grosso do Sul, segundo o último censo do IBGE. As vagas reservadas também contemplam as pessoas com deficiência, que são 21,48% da população de MS. 

No processo seletivo para Preenchimento de Vagas Ociosas também é aplicada a reserva de vagas (cotas sociais), porém, caso haja menos candidatos inscritos em relação ao número de vagas disponibilizadas, todos os candidatos concorrerão pela ampla concorrência.

CONTATOS

Centro de Seleção (fase de inscrição): telefone (67) 3410-2840 e e-mail centrodeselecao@ufgd.edu.br .

Secretaria Acadêmica (documentação, ingresso e matrícula): telefone (67) 3410-2820 ou, ainda, pelo e-mail secac@ufgd.edu.br .

Página oficial do PSPVO-2023/UFGD: https://portal.ufgd.edu.br/vestibular/pspvo/pspvo-2023-1

 

COMENTÁRIOS