Encontro de Lula e Biden é marcado por reforço da democracia e combate às mudanças climáticas



O encontro entre o presidente Lula (PT) e o presidente dos , Joe Biden, foi marcado por falas em defesa da democracia e também o combate às mudanças climáticas. O encontro ocorreu nesta sexta-feira (10), nos Estados Unidos.

"Nós agora temos alguns problemas para trabalharmos juntos", afirmou .

Vale lembrar que Brasil e Estados Unidos se tornaram destaque mundial por conta de atos antidemocráticos realizados após a troca de presidentes. No Brasil no dia 8 de janeiro e nos EUA em janeiro de 2021.

 
 

"Primeiro, nunca mais permitir que haja um novo capítulo do Capitólio. E que nunca mais haja o que aconteceu no Brasil, com a invasão do Congresso Nacional, do palácio do Presidente e da Suprema Corte”, disse o presidente brasileiro.

Preocupações com as mudanças climáticas

Após abrir seu discurso, Lula comentou sobre a necessidade de preservação da Amazônia.

 
 

"Cuidar da Amazônia hoje é cuidar do planeta Terra. E cuidar do planeta Terra é cuidar da nossa sobrevivência", disse Lula.

O presidente brasileiro ainda propôs a construção de uma aliança contra o aquecimento global.

"É preciso que a gente estabeleça uma nova conversa para construir uma governança mundial mais forte, porque a questão climática, se não tiver uma governança global forte, que tome decisões que todos os países sejam obrigados a cumprir, não vai dar certo", completou.

 
 

Biden reforçou o combate as mudanças climáticas e falou sobre democracia

Assim como Lula, o presidente dos Estados Unidos falou em defesa da democracia e apoiou a fala do presidente Lula em relação ao combate às mudanças climáticas.

"Nós somos as duas maiores democracias do hemisfério. Brasil e Estados Unidos estão juntos rejeitando a violência política e defendendo os valores das nossas instituições democráticas", disse Biden.

"Acredito que nós devemos continuar a defender juntos os valores democráticos que constituem o núcleo da nossa força. Não só no nosso hemisfério, mas no mundo. Valores como direitos humanos e Estado de Direito. São valores que nos prezamos", completou.

"Nossos valores compartilhados e os fortes laços entre os nossos povos tornam o Brasil e os EUA parceiros naturais para enfrentarem os grandes desafios atuais, globais, mas especialmente a mudança climática", disse.

Por fim, Biden agradeceu Lula pela parceria.

*Com informações do G1.


COMENTÁRIOS