Mulher mais velha do mundo, do Guinness, ensina: 'fique longe de pessoas tóxicas'



A espanhola Maria Branyas Morera, de 115 anos, acaba de entrar para o Guinness Book, o Livro dos Recordes, como a Mulher mais velha do mundo. E ela contou o segredo dela: “Ficar longe de pessoas tóxicas”, disse a idosa! Se liga!

Mas não para por aí a receita de longevidade da dona Maria: ela afirmou que é preciso manter uma vida com “ordem, tranquilidade, boas conexões com a família e amigos, contato com a natureza, estabilidade emocional, não se preocupar demais, não se arrepender e se manter positiva”. (disse tudo)

Nascida nos Estados Unidos, no dia 4 de março de 1907, Maria mudou para a Espanha com apenas 3 anos. Ela sobreviveu a duas guerras mundiais, uma guerra civil e duas pandemias. Para ela, o título é mais uma dessas grandes histórias que ela fará questão de contar para todos.

Morando há 20 anos na casa de repouso Santa Maria del Tura, na Catalunha, Espanha, a idosa faz questão de compartilhar a sabedoria dela e expressar os sentimentos para os mais de 9 mil seguidores no Twitter, que utiliza com a ajuda da filha.

Surpreendida e grata

O título agradou muito a Maria e ela o viu com um grande presente. A idosa disse estar “surpreendida e grata pela expectativa de poder vir a ser a pessoa mais velha do mundo”. “Muito obrigada a todos os que demonstraram interesse, ainda que eu não tenha qualquer mérito”, comentou.

A filha mais nova da centenária, Rosa Moret, de 78 anos, elogiou a boa saúde da mãe, que disse a longevidade também vem da “genética”.

“Ela nunca foi ao hospital, nunca partiu nada”, contou Rosa Moret.

Morera nasceu em São Francisco, no oeste dos Estados Unidos, em 4 de março de 1907, pouco depois da sua família originária da Espanha se mudar do México para os Estados Unidos.

Naturalizada na Espanha, Maria passou toda a vida no país e não pensa em se mudar. Em 1931, ela se casou com um médico, que morreu aos 72 anos. Teve três filhos, um dos quais já falecido, 11 netos e 11 bisnetos.

O título de pessoa mais velha do mundo de que há registo pertence a Jeanne Louise Calment. Nasceu em 21 de fevereiro de 1875 e viveu durante 122 anos e 164 dias, de acordo com o Livro de Recordes do Guiness.

Mas voltando à dona Maria, vamos repetir os segredos da longevidade dela porque servem para todos nós:

“Ficar longe de pessoas tóxicas” […] é preciso manter uma vida com “ordem, tranquilidade, boas conexões com a família e amigos, contato com a natureza, estabilidade emocional, não se preocupar demais, não se arrepender e se manter positiva”.

Já anotamos tudo aqui, dona Maria! Parabéns e obrigado!

Fonte: https://www.fatimanews.com.br


COMENTÁRIOS