Laguna Carapã e mais 15 municípios recebem doses remanescentes da Janssen


Midiamax

Após a vacinação em massa de adultos contra covid na fronteira, Campo Grande, Laguna Carapã outros 14 municípios vão receber 5.795 doses remanescentes da vacina Janssen. 

Essa é a 3ª remessa de doses que 'sobraram' do estudo epidemiológico que está sendo realizado em 13 cidades da fronteira. A primeira distribuição aos demais municípios foi de 20 mil doses no dia 5 de julho e a 2ª havia ocorrido no dia 9, com mais 41 mil doses.

Dessa forma, das 165 mil doses extras destinadas pelo Ministério da Saúde para o estudo da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), 66.795 foram distribuídas para os demais 66 municípios que não participaram do estudo.

Confira abaixo quantas doses cada município vai receber:

Vacinação em massa em MS

Dados do Vacinômetro no portal Mais Saúde da SES (Secretaria de Estado de Saúde) indicam que já foram imunizados 94,7 mil moradores nas 13 cidades contempladas pelo estudo. O número equivale a 57,2% do quantitativo de doses recebidas. As vacinas remanescentes foram redistribuídas. 

No fim de semana, foi celebrado o sucesso da primeira etapa do Projeto Vebra Covid-19. O infectologista da Fiocruz, Julio Croda, que chefia a pesquisa, comentou que os municípios conseguiram atingir a meta de vacinação. 

“Atingimos 90% de cobertura vacinal segundo o Data SUS e mais de 100% em relação ao TRE (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul), de pessoas que possuem título eleitoral. É um ganho para todo o Estado, pois os demais municípios vão receber as doses remanescentes, além das primeiras doses que seriam enviadas aos 13 municípios, além de que irá diminuir a transferência de pacientes para grandes centros”, explicou no sábado (10).

Estudo na fronteira

Com o estudo nas 13 cidades de fronteira, Mato Grosso do Sul recebeu o quantitativo de 165 mil doses da vacina da Janssen, de dose única. O objetivo é criar um cinturão de imunização e verificar a eficácia da vacina contra novas variantes. 

Com a primeira etapa completa, o estudo agora vai avaliar a imunização em massa na fronteira. “Com a vacinação, o vírus vai continuar circulando, o objetivo principal da vacina é diminuir a transmissão, hospitalização e óbitos, mas é importante continuar com os cuidados de biossegurança”, reforçou o infectologista.


COMENTÁRIOS