Laguna Carapã e Alcinóplois comemoram aniversário nesta quinta

Municípios de MS celebram hoje data de autonomia política-administrativa


Por CG News

Mato Grosso do Sul hoje tem comemoração em dose dupla. Os municípios de Laguna Carapã e Alcinópolis celebram nesta quinta-feira (22) o aniversário de suas emancipações política-administrativas, que em 2021 completam 28 e 29 anos, respectivamente.

Na região oeste do estado, Laguna Carapã - que em guarani significa "lagoa torta", em referência a grande lagoa que existe na região, que hoje já não é tão extensa -  se destaca pela agricultura e comércio. O distrito foi criado com a denominação de Laguna Carapã (ex-povoado), pela Lei Estadual nº 1163, de 20 de novembro de 1958, subordinado ao município de Ponta Porã. Em 1977, a região passa a fazer parte do atual estado de Mato Grosso do Sul e o município criado através da Lei nº 1261 de 22 de Abril de 1992, desmembrado-se de Ponta Porã, sendo instalado em 1 de janeiro de 1993.

Distante 313 quilômetros da Capital, Alcinópolis começou a ser povoada em 1975, com o intuito de facilitar as condições de vida das pessoas que moravam nas fazendas na região. A maior preocupação era quanto a educação, pois os fazendeiros desejavam proporcionar estudo aos seus filhos numa região com dificuldade de acesso. -Para contornar a situação, contratavam professores particulares e este modelo de educação permaneceu na cidade pelas décadas de 40, 50, 60 e 70.

Em 1965, o Adolfo Alves Carneiro, proprietário da Fazenda Bananal, contratou de uma cidade de Goiás a professora Romilda Costa Carneiro, por um período de dez meses para dar aulas a seus filhos e aos filhos dos seus empregados. A professora meses depois constituiu família com o filho mais velho do fazendeiro. 

Na década de 1970 a professora Romilda e seu esposo Alcino Fernandes Carneiro buscaram a Prefeitura de Coxim  para a criação da primeira escola primária na região, que vinha suprir a necessidade e o desejo de implantação do Ensino Fundamental e da qual daria origem a criação do município de Alcinópolis.

Iniciou-se então o processo para a transformação da fazenda em cidade, com a estrutura necessária, como: abrir ruas, escola, farmácia, mercado e muito mais. Alcinópolis teve como base a educação e a partir deste momento, começaram a chegar os primeiros moradores que deram início à cidade, como famílias vindas das cidades vizinhas de Mato Grosso do Sul e dos estados de vários estados Brasil a fora.

Devido a gravidade do quadro da pandemia por todo Mato Grosso do Sul, ambas as cidades não realizarão comemorações de aniversário para todos nas cidades, como ocorreu em anos anteriores. 


COMENTÁRIOS