Vereador mais votado de Ladário é cassado por compra de votos


Por Dourados News

Eurípedes Zaurizio de Jesus (PTB) teve o mandato cassado pela Justiça Eleitoral sob acusação de compra de votos. Ele foi o vereador mais votado nas eleições municipais de 2016 em Ladário. O presidente do Legislativo daquela cidade, Daniel Benzi (MDB) foi notificado na última sexta-feira (22) da decisão.

De acordo com o Diário Corumbaense, o juiz eleitoral Maurício Cleber Miglioranzi Santos, determinou que o presidente declarasse a extinção e perda do mandato do parlamentar e deu prazo de cinco dias para que as providências fossem tomadas.

O presidente da Casa baixou resolução comunicando o plenário sobre a perda dos direitos políticos e do mandato de Eurípedes e convocou o suplente, Rodolfo Bonifácio da Costa Ramos (PTB), que assumiu o cargo em sessão ordinária realizada na segunda-feira (25).

Em janeiro de 2017, Eurípedes Zaurizio, foi preso pela Polícia Federal que realizou investigações que apontaram que ele comandava um esquema de agiotagem que explorava pessoas de baixa renda, em clara vulnerabilidade econômica e social e muitos deles eram beneficiários do programa Bolsa Família.

Mais sete podem ser cassados

Ainda de acordo com o Diário Corumbaense, na Câmara de Vereadores de Ladário estão em andamento três Comissões Processantes que podem cassar os mandatos do prefeito afastado Carlos Ruso (PSDB) e de mais sete vereadores, presos na Operação Terra Branca I, deflagrada em 26 de novembro de 2018. Duas destas comissões avaliam a situação dos sete parlamentares.

Todos são acusados de crimes de associação criminosa, corrupção ativa, corrupção passiva, no caso que ficou conhecido como "Mensalinho", onde Ruso, segundo o Gaeco e Ministério Público Estadual, pagava quantias mensais aos acusados em troca de apoio político. 

Os vereadores que permanecem presos em Campo Grande são: Vagner Gonçalves (PPS), Agnaldo dos Santos Silva Junior (PTB), André Franco Caffaro (PPS), Augusto de Campos (MDB), Paulo Rogério Feliciano Barbosa (PMN) e Osvalmir Nunes da Silva (PSDB). A vereadora Lilia Maria Villalva de Moraes (MDB), está em prisão domiciliar desde o mês passado. 


COMENTÁRIOS