Moradores acionam PMA e realiza vistoria no Rio da Prata


Por Dourados News

Foto: Divulgação

A chuva de sexta-feira (16/11), arrastou a lama que caiu no Rio da Prata e trocou o cristalino pela cor marrom, do Rio Prata. Segundo o Campo Grande News, a situação é denunciada por proprietários de pesqueiro e do balneário em Jardim.

Uma das proprietárias do balneário, Henriqueta Rodrigues disse à reportagem do site que a água continua turva desde sexta-feira, após mais de uma hora de chuva. Ela afirma também que o rio deve demorar alguns dias para voltar ao tom cristalino. Conforme a PMA, os policiais foram ao local para investigar a origem dos sedimentos que caíram na água.

Mata ciliar

Ainda de acordo com o Campo Grande News, a denúncia foi feita pelos donos do Seu Assis Camping e Balneário, que fica a 35 km da área urbana de Jardim, que registraram imagens do rio cheio de lama. O que denunciam é que a proximidade das lavouras, que causam desmatamento e retiram a mata ciliar, e dessa forma, agravam a situação.

“Toda vez que chove fica assim, mas não desse jeito, de uns tempos para cá piorou. É a atividade perto do rio [que prejudica]. Têm maneiras de se fazer para não deixar a terra vermelha, esse barro, cair para dentro da água”, afirmou Diego Scherer Luciano, um dos donos e que trabalha diariamente no balneário.

Para o coronel reformado Ângelo Rabelo, que hoje atua no Instituto Homem Pantaneiro, há diversos fatores que prejudicam as águas, desde a manutenção das estradas vicinais que cruza o Prata.

“Nós também temos o problema do banhado, que está na Justiça. Estamos brigando para que o banhado seja transformado em uma área protegida”.


COMENTÁRIOS