Dia do Povo Paraguaio será celebrado com noite cultural e almoço dançante em Dourados

A data foi instituída pela Lei nº 2235 de 2001 na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul


Por Dourados News

Com cerca de 30 mil paraguaios residentes em Dourados, a comunidade se prepara para comemorar a principal festa no ano, que celebra o Dia do Povo Paraguaio em Mato Grosso do Sul, instituído pela Lei n° 2235 de 2001 na Assembleia Legislativa de MS.

De acordo com a organização, durante os dias 5 e 6 de maio ocorrerão apresentações culturais, bailões, celebração litúrgica, inauguração de oratório e muita, mas muita comida típica do país vizinho sendo comercializada na praça de alimentação que será montada na sede da Colônia Paraguaia em Dourados.

Para o diretor-cultural da Colônia Elizeu Rodriguez Cristaldo, “a data é importante para toda coletividade paraguaia tendo em vista a grande contribuição que os paraguaios proporcionaram para o desenvolvimento econômico, político e cultural do Estado. A aprovação desta lei vem simplesmente reforçar e valorizar o entrelaçamento existente entre a cultura paraguaia e a cultura brasileira formando assim a grande miscigenação sul-mato-grossense.”

Além disso, serão comemorados também Independência Paraguaia, ocorrida em 14 de maio de 1811, e também o Dia das Mães, celebrado no dia 15 de maio no Paraguai.

Devem passar cerca de mil pessoas durante os dois dias de festa. 

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO 

No dia 05, às 17h, acontecerá uma celebração religiosa com Padre Teodoro Benitez, seguido da inauguração do novo oratório da Nossa Senhora de Caacupê, construído no próprio pátio da Colônia
Mais tarde, às 20h, inicia-se a Noite Cultural, com apresentações dos grupos artísticos de Bella Vista Norte PY e o elenco de ballet do Colégio Nacional Nossa Senhora do Perpetuo Socorro. A entrada é franca.

A noite contará também com uma praça de alimentação comercializando pratos originalmente paraguaios, como a tradicional Chipa, Pajagua Mascada e a Sopa Paraguaia.

Estarão presentes na noite o Cônsul do Paraguai em Campo Grande Angel Adrian Gill Lesme e Stella Maris Martinez Nuñes, Cônsul do Paraguai em Ponta Porã. 

Já no dia 06, a partir das 11h30, acontecerá um Almoço Dançante com animação da dupla Rosy Firmo e Alarcon. No almoço serão servidos churrasco, pirão, arroz e saladas. 

A expectativa da organização é reunir cerca de 600 pessoas para o almoço e baile. 

A sede da Colônia Paraguaia em Dourados está localizada na Avenida Indaiá n° 630, no bairro Altos do Indaiá.


COMENTÁRIOS