Dezenas de baleias-piloto morrem encalhadas em baía na Austrália


Por Extra/Globo

Foto: Divulgação / Departamento de Conservação da Biodiversidade e Atrações da Austrália Ocidental / AFP

Equipes de resgate australianas correram contra o tempo para salvar 15 baleias-piloto nesta sexta-feira (23), depois que mais de 150 dos mamíferos encalharam na costa oeste do país. A maioria morreu, disse Jeremy Chick, controlador de incidentes no departamento de conservação da Austrália Ocidental, depois de ficar presa em terra seca durante a noite.

Autoridades e voluntários treinados tentavam salvar 15 que estavam em águas rasas. As baleias encalharam em Hamelin Bay, a 315 quilômetros ao Sul da capital do estado, Perth. O encalhe foi avistado por um pescador comercial ao amanhecer, com temores de que as carcaças atraíssem tubarões.

Enquanto as baleias ficam encalhadas frequentemente na faixa costeira, migrando entre localidades onde se alimentam, na Antártica, e as águas mais quentes do Norte, onde criam seus filhotes, o grande número desta vez é incomum.

Melissa Lay, gerente do Hamelin Bay Holiday Park, disse à agência de notícias "Reuters" que esse foi o segundo encalhe que ela testemunhou durante seus 15 anos na região.

— Há algumas que ainda estão vivas, mas mal — disse Lay. — A última vez que isso aconteceu, nenhuma sobreviveu.

Moradores e turistas foram avisados ​​para ficar fora da água devido a um provável aumento de tubarões atraídos pelas baleias mortas.

Pescadores que estão na região para aproveitar a temporada de pesca de salmão também foram aconselhados a ficar de fora das águas.

"É possível que os animais mortos e os muito debilitados atuem como um atrativo, o que poderia levar os tubarões a se aproximarem da costa ao longo deste trecho da costa", afirmou o Departamento de Indústrias Primárias e Desenvolvimento Regional em um comunicado.

O maior encalhe em massa de baleias no estado ocorreu em 1996, quando 320 baleias-piloto de cano longo encalharam-se ao Norte da baía de Hamelin.

As baleias-piloto de nadadeiras curtas são de cor escura com partes inferiores cinza-rosadas, viajam em grande número e muitas vezes ficam encalhadas em massa, disse o departamento.


COMENTÁRIOS