Libertação de Aleppo é vitória também para a Rússia e o Irã, diz Assad


Da Agência Ansa

O presidente sírio, Bashar Al Assad, disse nessa quinta-feira (22) que a libertação de Aleppo das mãos dos grupos terroristas "não é uma vitória só para a Síria, mas uma vitória também para a Rússia e para o Irã". A informação é da Agência Ansa.

A declaração foi dada por Assad pouco tempo depois de o Exército do país informar que toda a cidade de Aleppo, que já foi a maior da Síria em número de habitantes, está sob o controle de forças que apoiam Assad. Com isso, chegam ao fim os quatro anos de controle de algumas partes da cidade pelos chamados "rebeldes".



A retomada de Aleppo ocorre após a retirada de milhares de civis que estavam "presos" em suas residências - ou em moradias de conhecidos - com o aumento dos combates na cidade. Isso porque, os russos começaram a fazer uma série de bombardeios aéreos para ajudar as forças de Assad.



A posição da Rússia foi muito criticada pelos países ocidentais, já que a ideia era combater grupos que lutavam contra o presidente, ao qual chamam de ditador, e não de destruir grupos terroristas. No entanto, o mandatário sempre contou com o apoio do presidente russo, Vladimir Putin, em todos os momentos.



Os ataques também provocaram cenas trágicas, com a morte de milhares de pessoas. Além disso, impediram que a ajuda humanitária conseguisse chegar à cidade, sitiada pelo governo.


COMENTÁRIOS