Paraná suspende 67 defensivos com baixa eficiência contra ferrugem asiática


Agrolink

Nada menos que 67 marcas comerciais foram suspensas pela Adapar (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná) por apresentarem eficiência abaixo da média no controle da ferrugem da soja. Afora esses produtos – que não poderão ser receitados –, outras 24 marcas foram consideradas “aptas para recomendação”, sendo reavaliadas na safra 2016/17. 

De acordo com a Adapar, essa medida foi adotada para proteger a cultura da soja do ataque da ferrugem asiática (fungo Phakopsora pachyrhizi) e preservar os ingredientes ativos que ainda a controlam. A Agência afirma que seguirá fiscalizando o vazio sanitário e a calendarização da semeadura.

Segundo as normas do órgão oficial (Portaria Adapar nº 91, 2105/2015), um defensivo só poderá permanecer cadastrado como recomendável no Paraná se obtiver eficiência de 80% no controle da praga ou doença alvo. O mínimo aceitável é que tenha eficiência superior à média dos agroquímicos já cadastrados.

A Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) aponta em suas últimas publicações que a maioria dos defensivos registrados para controle da ferrugem asiática da soja apresentam baixa eficiência. O principal problema causador dessa resistência do fungo aos princípios ativos é a repetição do uso dos mesmos fungicidas ao longo dos anos. 

A lista dos produtos liberados e dos suspensos está relacionada neste arquivo:http://www.adapar.pr.gov.br/arquivos/File/GAT/lista.pdf


COMENTÁRIOS