Bem antes do camaro amarelo, Delinha já marcava o chamamé com sua 'C10 Vermelha'

Canção inspirada em carro estará no DVD 'Delinha Sinfônico'


Midiamax

Delinha posa em sua C10 vermelha / Foto: Rogério Zanetti/Arquivo

"Amanheço o dia, estou de partida, pra ver a querida que espera por mim. (...) O ponteiro deitando, já está marcando 130 por hora". O verso é da canção "C10 Vermelha", lançada por Delinha entre os anos de 1970 e 1980, que enaltecia a camionete C10 Vermelha de Delinha, e que marcou a memória musical do sul-mato-grossense antes mesmo dos "camaros amarelos" que brindaram canções sucessos de venda. "Enquanto a gurizada 'se acha' com músicas que falam de Dodge RAM, Camaro Amarelo e outras máquinas, a Delinha já 'causava' com sua C10 vermelha, música que compõe o repertório do DVD Sinfônico da maior cantora de nosso Estado", enaltece o assessor de Delinha, Rogério Alexandre Zanetti. 

"A música é da fase em que a dupla Délio e Delinha não existia mais, nem como casal, nem musicalmente. Ela foi escrita pelo então esposo de Delinha, o Jairo. Jairo era músico, tocava sanfona na banda dela, se apaixonaram apos a separação e ficaram casados até o falecimento do Jairo, em
2012. A foto que marca o momento da canção não poderia deixar de mostrar a dupla orgulhosa, Delinha sentada sobre o capô da camionete, vestida como uma boa sertaneja", descreve Rogério. Ainda segundo ele, a música "fecha" a apresentação que acontece no dia 10 de abril, durante a expogrande. "Essa música fecha o repertório junto com 'O Sol e a Lua'. Tem um arranjo instrumental fantástico", descreve. 

Música que homenageia camionete foi escrita por Jairo, segundo marido de Delinha / Foto: Arquivo

A música começa com uma sanfona já tradicional do chamamé, lembrando um pouco o estilo trabalhado pelo chamamé argentino do Rio Corrientes. "C10 Vermelha" é uma música que fala sobre saudade, encontro e sobre a eterna busca do chamamezeiro por um amor contínuo, temas essas que permeiam a obra de Delinha até hoje. A camionete da Chevrolet C10 foi criada pela marca nos anos de 1960, e fez grande sucesso pelo seu tamanho, design arrojado e potência na lida no campo. "A C10 era de Jairo, a canção fala do que eles realmente viviam, indo para fazendas e voltando para campo grande, 130 por hora, para os shows", relembra o produtos. 

O DVD "Delinha Sinfônico" será lançado no dia 10 de abril, dentro da Expogrande, e hoje a cantora dará uma entrevista coletiva para a imprensa do Estado no mesmo lugar. As memórias de Delinha, tanto as que envolvem a C10 Vermelha quanto as demais de sua longa carreira, além de seu atual título de Embaixadora da Cultura de Campo Grande, deverão ser relembradas durante a entrevista e também no show. Confira abaixo a canção "C10 Vermelha". 


COMENTÁRIOS