Benzoato de emamectina: Liberação emergencial 'não é a solução definitiva'


Agro Link

Na avaliação do secretário de Agricultura da Bahia (Seagri), Vitor Bonfim, o Brasil precisa liberar o registro definitivo do Benzoato de emamectina. De acordo com ele, trata-se do produto mais “efetivo no controle da lagarta Helicoverpa armigera”, uma praga que provocou prejuízos superiores a R$ 2 milhões apenas no Oeste da Bahia.

“O decreto 8.591/2015 do governo federal que autoriza o Ministério da Agricultura (Mapa) a renovar a autorização por mais um ano para uso emergencial do Benzoato de emamectina é muito importante, mas não é a solução definitiva”, avalia Bonfim. 

Ele comentava a decisão que prorroga o estado de emergência fitossanitária pelo surto de lagarta Helicoverpa Armigera em todo o país. O decreto admite a utilização do Benzoato de emamectina até a decisão final, mas o Seagri pleiteia a aprovação definitiva do registro deste inseticida junto ao Ministério da Agricultura desde o início de 2013.

De acordo com a Secretaria, o Benzoato é um produto “estratégico na luta dos produtores, que adotam o manejo integrado da praga, com monitoramento das lavouras e utilização correta dos defensivos agrícolas, ação acompanhada e orientada pelos técnicos da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), vinculada à Seagri”. Bonfim ressalta que o inseticida é utilizado em mais 70 países que possuem legislação rigorosa.


COMENTÁRIOS