O Amigo Fiel, por Tiago Vasques

“Um amigo fiel é uma poderosa proteção: Quem o achou, descobriu um tesouro.” - (Eclo.6,14)


Tiago Vasques

Tiago Vasques, Setor – Dourados/Laguna Carapã – MS. Ultreia, Decolores, Avante!

 Caros amigos leitores, neste mês de fevereiro em que comemora-se o Dia da Amizade, (14/02) - resolvi relatar nestas linhas a  importância de meus amigos para a minha pessoa e na minha vida, mesmo sabendo que palavras não são os suficiente, para expressar aqui o quanto amo e  sou grato á Deus pelas amizades e os amigos “verdadeiros” os quais, Deus me concedeu e vem me concedendo ao longo destes anos, no ambiente estudantil, profissional, religioso, social, bem como, em todas as fases da minha vida.

 

Trago comigo a  certeza  de que a amizade é algo que nasce por providencia de Deus e como presente de Deus em nossas Vidas. “Amigos e Amizade, a gente não escolhe, acontece” – pela providencia e  ação de Deus! – Acredito eu, que a Família e as Amizades, independe de cor, raça, crença, religião, partido politico, condição social e/ou qualquer coisa do tipo.

 

Isto é um presente de Deus, o qual, por nós deve ser bem cuidado, semeado, cultivado e preservado, devendo “crescer e florescer” no respeito, na caridade, no diálogo, na fraternidade, na Fé,  e no amor uns para com os outros,  onde todos nós possamos “acolher-nos e ajudar-nos mutuamente e sem distinções”, com o decorrer do tempo  e o passar dos anos. - o presente artigo surgiu de uma leitura  bíblica feita por minha pessoa há pouco tempo atrás. A  leitura que me inspirou para escrever esse artigo foi a seguinte: (Mc.2,1-12) – (A Cura do Paralítico – Os quatro amigos) -  Alguns dias depois, Jesus entrou novamente em Cafarnaum e souberam que ele estava em casa. Reuniu-se uma tal multidão, que não podiam encontrar lugar nem mesmo junto à porta. E ele os instruía. Trouxeram-lhe um paralítico, carregado por quatro homens. Como não pudessem apresentar-lho por causa da multidão, descobriram o teto por cima do lugar onde Jesus se achava e, por uma abertura, desceram o leito em que jazia o paralítico. Jesus, vendo-lhes a fé, disse ao paralítico: "Filho, perdoados te são os pecados." Ora, estavam ali sentados alguns escribas, que diziam uns aos outros: "Como pode este homem falar assim? Ele blasfema. Quem pode perdoar pecados senão Deus?" Mas Jesus, penetrando logo com seu espírito tios seus íntimos pensamentos, disse-lhes: "Por que pensais isto nos vossos corações? Que é mais fácil dizer ao paralítico: Os pecados te são perdoados, ou dizer: Levanta-te, toma o teu leito e anda? Ora, para que conheçais o poder concedido ao Filho dó homem sobre a terra (disse ao paralítico), eu te ordeno: levanta-te, toma o teu leito e vai para casa." No mesmo instante, ele se levantou e, tomando o. leito, foi-se embora à vista de todos. A multidão inteira encheu-se de profunda admiração e puseram-se a louvar a Deus, dizendo: "Nunca vimos coisa semelhante.” - Após realizar essa leitura de maneira orante, comecei a refletir para comigo mesmo, sobre a importancia dos meus amigos e família  e o valor deles na minha vida. Estive pensando sobre isto, e passou um “filme” na minha cabeça, desde a minha infância até os dias de hoje. Momentos como a educação excelente que tive e venho tendo de meus pais, o quanto sou amado por eles,  as brincadeiras quando criança, as amizades que fiz já nos primeiros passos da vida escolar, amigos que fiz no futebol, amizades que construi através da musica, quando comecei a cantar em festivais da canção, amizades que ganhei de presente por meio de minha caminhada de igreja e vivência  cristã, caminhada e vivência esta, que já perdura por treze anos aproximadamente.

 

Ao longo deste tempo, destes vinte e nove anos de vida, Deus me concedeu e vem me concedendo de tempos em tempos, a graça de fazer novos amigos, novas amizades, em suas maiorias verdadeiras. Verdadeiras sim, pois a amizade é algo que nasce e vem do coração  de Deus para conosco. Sabemos que para uma amizade nascer em nossas vidas e ser ela por nós preservada para sempre, não importa cor, raça, credo, condição, social, religião e/ou até mesmo, time de futebol o qual cada um de nós torcemos.

 

Para que uma amizade perdure por toda a vida, é necessário, que haja: Diálogo, Respeito, Sabedoria, Cumpliscidade, Acolhemento, Liberdade, Confiança, Fé e Amor. Quando menciono esses aspectos, acredito que os mesmos, valem para todo e qualquer tipo de amizade, ou seja, amizade entre homens e mulheres, pais e filhos, irmãos e irmãs, marido e esposa, casais de namorados, família... Refletirmos sobre o valor de uma amizade e consequentemente de nossa familia para nós e em nossas vidas, nos leva á nos “policiarmos” – visando nos corrigir para  que não tenhamos atitudes de preconceitos, prepotencia, ignorancia, orgulho, egoismo, falta de humildade, fatores estes, que as vezes, acabam se fazendo presente em nós e em nossas vidas e que nem percebemos, porque isso, faz parte de nossa condição humama como um todo, tendo em vista, que somos pecadores e estamos sujeito ao erro.

 

Digo isto, para que cuidemos afim de que fatores como os que citei anteriormente, não se façam presentes em nós e em nossas vidas, porque tendo esse cuidado, não correremos o risco, de que nossas amizades se percam pelo caminho da vida, em virtude de fatores tão pequenos e sem importancia, perto da preciosidade e do valor incomparavel de uma amizade que é algo nascido e nos é doado como um presente de Deus para nós e para nossas vidas.

 

Para que cultivemos e façamos com que as nossas amizades perdure por toda a vida, independentemente de toda e qualquer situação, é preciso que nos abramos para o Diálogo, Respeito, Sabedoria, Cumpliscidade, Acolhemento, Liberdade, Confiança e Amor ao próximo.

 

É necessário que abramo-nos de coração para graça, a misericórdia, o perdão e o amor de Deus que é sem medida para conosco, sempre. Que aprendamos com os nossos erros, e que com eles, possamos acertar, e crescer positivamente como pessoas, que com as nossas quedas possamos levantar. Tomando posse da graça que Deus nos concede dia após dia, de recomeçarmos, buscando mesmo na nossa pequenês, sermos pessoas melhores, novass e renovadas em Jesus Cristo, tendo a certeza e o sentimento em nós e em nossa vida, sem duvidas, sobre o amor incondicional e a misericórdia  de Deus por cada um de nós, amor e misericórdia esta, que nos permite recomeçar algo novo e reescrever a nossa história diariamente, seguindo em frente, sempre. Escrevo este texto, com a intenção de mostrar á todos nós que o AMOR e Fé em Deus tudo supera, por meio disto, tudo se faz novo. É preciso  que saibamos que uma amizade ou qualquer outro bom e sadio relacionamento deve ser construido e alicerçado pelo amor, pela fé e pela presença de Deus em nós e em nossas vidas, porque certamente, é ELE quem nos conduz, ilumina, guia, abençoa e faz em nós novas todas as coisas em cada novo amanhecer em que nos é concedido por Ele, através deste  presente que é vivermos.

 

É de suma importância,Saber que somos amados por Deus, e isso nos faz fortes e corajosos. Sabendo que o amor de Cristo, nos dá coragem, ousemos e com essa Coragem, vivamos com acolhimento, sabedoria e alegria o amor." – e que observamos que: "Com o ato de respeitar a fé um dos outros, entende-se que o diferente enriquece e que na diversidade, também se serve ao Senhor." – Contudo percebamos que – Não se pode viver sem os amigos eles são importantes demais. – (Papa Francisco) – O texto que ora estou escrevendo, tem a finalidade de chamar-nos a atenção da nescessidade de estarmos abertos á novas amizades, ao serviço á Deus e ao próximo e ao amor como um todo.

 

Pois, a Amizade, o Serviço e o Amor á Deus e ao próximo nos leva ao encontro com Jesus fazendo-nos alcançar as “Curas”  as quais precisamos em nossa vida, e por meio da ajuda dos amigos, uns para com os outros, seremos pessoas melhores, renovadas em Cristo, capazes de testemunhar a nossa Fé com amor, estando sempre pronto para Evangelizar onde e a quem for preciso.

 

Refletindo principalmente sobre o valor da Amizade, Familia a importancia e a preciosidade do amor e de seu exercicio diario, concluo este artigo com essa breve e singela oração: “Senhor Jesus, que eu saiba ver a importância e o valor que meus amigos e minha família  têm para mim e na minha vida.

 

Que continue concedendo-me amigos comprometidos e fiéis para comigo e minha amizade e que eu também seja assim, para com eles. Permita que meus amigos verdadeiros me levem para o bem e me queiram bem, levando-me até Jesus, que eu também possa leva-los á Jesus.

 

De tal forma, que quando não houver forças para transpor os obstáculos, possamos ajudar um ao outro mutuamente encontrando vitória Jesus Cristo e por fim, que tenhamos amigos fiés, porque a amizade fiél e fé de um amigo torna possível á nós alcançarmos graças que talvez, sozinhos nos "parece impossíveis" de serem por nós  alcançadas, mas certamente a presença de um amigo fiel e pela fé dele, é que chegamos mas facilmente, ao alcance de nossos objetivos, pois ele nos aproxima e leva ao encontro de Jesus Cristo que é quem nos concede todas as bênçãos e as graças as quais precisamos em nossa vida.

 

Obrigado Senhor Deus, pelos amigos fiéis para comigo e para com minha amizade na fé que me destes. E que eu seja um amigo fiel, quando os meus de mim e de minha ajuda, necessitarem! Á Exemplo da Palavra de Deus em que um grupo de amigos, levaram seu amigo paralitico para receber de Jesus Cristo a cura física que ele precisava através do encontro com Jesus, que possamos nós também encontrar em nosso circulo de amizades, “amigos verdadeiros” – que nos levem ao encontro de Jesus Cristo, para que ELE, possa realizar em nós uma obra nova renovando-nos na Esperança e na Fé em Deus em nosso cotidiano.

 

Vendo que é fundamental que coloquemo-nos em atitude de prontidão impulsionados pelo nosso ardor missionário, pela perseverança, possamos atender o pedido especial do sucessor de Pedro, o  nosso Papa Francisco quando na JMJ 2013  pediu-nos: “Renovem a esperança deixem se surpreender por Deus e cuidem da alegria.” – Que preservamos as amizades que já temos e estejamos abertos a novas e mais verdadeiras amizades!

 

Agradeço-te Senhor Deus, principalmente  pela minha Família e Familiares que são meus verdadeiros e eternos amigos! Amém."

 

“Não se pode viver sem os amigos eles são importantes demais!” – (Papa Francisco).

 

Tiago Vasques

Setor – Dourados/Laguna Carapã – MS.

Ultreia, Decolores, Avante!


COMENTÁRIOS