Após telefonema de Obama, Dilma anuncia hoje se fará viagem de gala aos EUA


midiamax

 A presidente Dilma Rousseff anuncia nesta terça-feira (17) se irá realizar ou não a viagem oficial aos Estados Unidos em 23 de outubro. A definição ocorre um dia após a mandatária e seu chanceler, Luiz Alberto Figueiredo, discutirem o assunto por telefone com o presidente americano Barack Obama.

Segundo informações do Palácio do Planalto, Obama telefonou para Dilma por volta das 18h30 desta segunda-feira (16), quando a presidente estava reunida com o chefe do Itamaraty. Durante a conversa de 20 minutos, ela disse ao presidente americano que tomará uma decisão hoje.

 

Na diplomacia, uma visita de Estado tem força simbólica. O encontro é oferecido pelos americanos apenas uma vez por ano a seus sócios mais estratégicos. Assim, o convite feito à presidente Dilma sinaliza a afinidade e o desejo dos EUA em estreitar relações com o vizinho sul-americano.

 

Mas a visita corre o risco de ser cancelada após as denúncias de que Dilma e a Petrobras teriam sido espionadas pela Agência de Segurança dos Estados Unidos (NSA).

 

Se isso ocorrer, será uma forma do Planalto reafirmar sua postura de indignação. Mas, para especialistas ouvidos pelo R7, a presidente deve manter a viagem para não prejudicar as parcerias firmadas entre Brasil e Estados Unidos.

 

Na avaliação deles, Dilma deve continuar cobrando explicações sobre a espionagem, mas sem deixar de lado a relação bilateral entre os países.


COMENTÁRIOS