Mandetta diz que pode ser candidato a senador em chapa com Reinado em 2014


Diário MS

 O presidente do Democratas em Mato Grosso do Sul, deputado federal Luiz Henrique Mandetta, admitiu que poderá ser candidato à vaga de senador da República nas eleições do ano que vem numa chapa encabeçada pelo também deputado federal Reinaldo Azambuja (PSDB) que está buscando viabilizar seu nome como opção para 2014.

O presidente do DEM esteve em Dourados, no início da semana, para falar em audiência pública sobre a sua posição diante da contratação de médicos estrangeiros para atuarem no país e tratou de política eleitoral e partidária. Avaliou a posição do vice-presidente do partido no Estado, deputado estadual Zé Teixeira, de pretender ser candidato a vice-governador do petista Delcídio do Amaral e considerou que PT e PMDB caminharão juntos em 2014.

Mandetta afirmou ter tranquilidade em caminhar ao lado de Azambuja e “encontrar o povo para debater o que ele [povo] acha dos acordos e entendimento feitos a quatro paredes”. O deputado admitiu que já conversa com Reinaldo Azambuja sobre o quadro sucessório em 2014 e que lhe agrada a ideia de ser candidato a senador junto com o líder do PSDB.

Uma avaliação do quadro político no Estado foi feito por Henrique Mandetta para justificar sua posição. Ele entende que o PT e PMDB, que a princípio iriam caminhar juntos nas próximas eleições, segundo afirmou, estão agora encontrando maneiras de se distanciarem. “No Estado existia um namoro do PT e PMDB e outros partidos estavam só para carregar as alianças deste casamento”, avaliou o deputado, acrescentando que “agora estão um olhando para o outro tentando encontrar uma maneira mais rápida de se afastarem”.

A rejeição do Governo do PMDB no Estado e a da presidente Dilma em nível federal é apontada como razão para que PT e PMDB não levem avante o projeto político para 2014. “Se o Zeca do PT e o governador André se abraçarem em nome desse projeto de poder, com certeza não permitirão que os partidos de oposição façam parte dele, e nem tampouco a oposição sentir-se-ia a vontade para fazer parte deste projeto”, destaca o parlamentar.

APOIO A TRAD

Henrique Mandetta praticamente descartou qualquer possibilidade de apoio a Nelson Trad Filho, de quem foi secretario de Saúde na prefeitura de Campo Grande, alegando que o peemedebista “escolheu outro caminho” ao insistir numa candidatura pelo PMDB.

O deputado elogiou Nelson Trad, de quem também é primo, como prefeito de Campo Grade e avalia que o erro que ele cometeu foi não ter lançado candidato próprio para sua sucessão. “Meu compromisso com o Nelson é em torno de ideias e não em torno de nomes ou outro compromisso qualquer” alinhavou, garantindo que “se as ideias que ele defender forem antagônicas a mim não o apoiarei; caminharemos em caminhos separados”.

Adicional

O atual momento político foi avaliado pelo presidente do DEM no Estrado como “amadurecimento político do povo brasileiro”. Ele diz ver com “muita alegria” as mobilizações porque a partir de agora o bom político será separado do mau político.


COMENTÁRIOS