LAGUNA CARAPA –TERRA DE QUEM – SERA QUE O PROBLEMA É SEU...


jairovasques.com

Caro leitor, ao ler o titulo acima tenho certeza que muitos questionamentos surgiram na sua mente, mas logo explico.

 

 Ao me deparar com o problema de demarcação de terras indígenas em nosso município, e diante da total impossibilidade de agir e ate mesmo de entender tal situação, fiz a mim mesmo a seguinte pergunta: Como um cidadão nascido nessa terra, que criei minha família aqui, que desenvolvo minha atividade aqui, que fui eleito pela população para representá-los na Câmara de Vereadores poderia ajudar nessa questão? Será que seria melhor fazer de conta que nada estivesse acontecendo? Afinal, ate que ponto esse problema estaria me afetando? Talvez fosse melhor ficar quieto, não me envolver, fazer de conta que tudo esta bem. Após apurar alguns fatos e algumas atitudes de entidades, governos, pessoas etc, a minha indignação foi tanta que não poderia me calar, e ao menos me manifestando e colocando minha opinião, amanhã não me sentirei culpado por nada ter feito em relação a isso.

 

Não sou escritor, não sou antropólogo, não sou nenhuma autoridade no assunto, mas tenho o direito e o dever de discordar da forma com que as coisas estão acontecendo.

 

Recentemente, em uma atitude arbitraria da famosa, da intocável, da soberana, que esta acima de tudo e de todos, a FUNAI, iniciaram em nosso município  visitas a diversas propriedades rurais, com o objetivo de demarcar, segundo eles, as terras que pertencem aos índios. De imediato esse terrorismo levado ao campo, por funcionários que apenas cumprem ordens, trouxe uma intranqüilidade total aos nossos produtores rurais, cuja conseqüência só o tempo poderá nos revelar.

 

Imagine você, que mora na cidade, tem sua casa, seus pertences, fosse surpreendido por um decreto assinado pela Presidenta da Republica do Brasil, dando-lhe um prazo para desocupar sua casa, pois aquele local, de acordo não sei com quem, pertence aos índios, ou aos `Sem Teto`, ou aos `Sem Terra` ou aos Sei La Oque. Qual seria sua atitude?

 

Você trabalhou a vida inteira, fez economias, sacrificou muitas vezes sua família, seus filhos, para poder adquirir aquele espaço onde você pudesse ter a tranqüilidade de sobreviver dignamente. Você fez tudo certo, documentou esse imóvel, tem escritura, tem documentos que comprovam como você adquiriu, paga todos os impostos em dia, e de repente se vê obrigado a desocupá-lo para entregar sabe la a quem. Dessa forma esta se sentindo hoje os grandes,pequenos e mini produtores rurais de nosso município.

 

 Você pode estar se perguntando: e daí ? o que eu posso fazer ? não tenho terra.

 

Mas tem algumas perguntas, que todos devemos fazer, pois não sabemos o dia de amanhã. Campo e cidade pagarão um preço muito alto se nada for feito!

 

- Porque uma Entidade privada , custeada com recursos públicos(com o dinheiro dos impostos que você paga), tem tanto poder e autonomia, a ponto de tira-lo da sua própria casa?

 

- Porque as demarcações propostas pela `Toda Poderosa FUNAI` só se dão nas melhores terras do pais e do nosso município?

 

-Porque  será que aquela escritura da sua casa, da sua propriedade não tem nenhum valor? Basta um decreto para torná-la nula.

- Os índios realmente querem terras? Para caçar nas lavouras de soja? Para pescar em Rios que não mais produzem peixes?Como sobreviverão ?

 

- A quem isso tudo interessa? Será que realmente interessa aos índios?

 

O que questiono não e o direito dos  índios,  mas a insegurança que nos traz, quando observamos que não podemos confiar integralmente em certas instituições ou governos, que com atitudes arbitrarias  nos tornam  inseguros e aterrorizados, e o que e pior,  não sabemos qual será o próximo passo. Pense nisso, isso também e problema seu!

 


COMENTÁRIOS