Fusão PTB-Patriota criará o Mais Brasil e Fernando Souza é cotado para liderá-lo em Laguna Carapã



Fernando Souza, ex-vereador e ex-secretário municipal e ex-senador da República Delcidio do Amaral

O  PTB e o Patriota, após as eleições do ano passado, decidiram se juntar e fazer acordo de fusão, aguardando apenas a homologação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para tornar o novo partido oficial, o que deve acontecer nos próximos dias. 

Com o processo de fusão, eles vão dar lugar a uma nova legenda, o Mais Brasil, que terá como número de urna o 25 – atualmente o PTB usa o número 14, e o Patriota, o 51. As duas siglas decidiram se juntar logo após o primeiro turno das eleições de 2022, quando não atingiram sozinhas o número mínimo de parlamentares eleitos na Câmara dos Deputados nem a votação mínima exigida para superar a cláusula de desempenho.  

O Patriota elegeu quatro deputados federais, e o PTB, apenas um. Embora mesmo juntos não atinjam 11 parlamentares eleitos, eles conseguem somar 2% dos votos válidos no Brasil, outra opção válida para cumprir a cláusula de barreira. 

Em Mato Grosso do Sul, o ex-senador Delcídio do Amaral, atual presidente do diretório estadual do PTB, disse ao Laguna Informa que no do Estado vai permanecer na nova legenda. Já o atual presidente do diretório estadual do Patriota, deputado estadual Lidio Lopes, tem dito aos seus interlocutores que não deve seguir no Mais Brasil. 

No entanto, pessoas próximas ao ex-senador disseram que a possibilidade de que ele assuma o comando da nova sigla em Mato Grosso do Sul está certo. 

Já em Laguna Carapã, Fernando Souza, conhecido como Fernandão do Caarapã, ex-vereador, secretário munipal, vai assumir o Mais Brasil, em sua fala disse que juntos com os companheiros de partido, irá construir um partido progressista e democrário, nem de direita e esquerda, mas que irá dialogar com lideranças no municipio para construir uma chapa para a disputa eleitoral em Laguna Carapã, para os cargos no executivo e câmara Municipal para eleger uma bnacada de vereadores. Quanto às articulações no município, o futuro  dirigente afirmou que depois da composição da comissão provisória, irá procurar conversar com os partidos constituído no município  para traçar metas progressistas para Laguna Carapã, concluiu.


COMENTÁRIOS