'MS Saúde' começa com a realização de pré-operatório para cirurgia de pterígio em Fátima do Sul



O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da SES (Secretaria de Estado de Saúde) realiza neste sábado (24), a primeira etapa Projeto ‘MS Saúde: Mais Saúde, Menos Filas’, que visa atender a demanda reprimida levando consultas, exames e cirurgias à população dos 79 municípios do Estado. Nesta fase, os pacientes passarão por avaliações médicas para o pré-operatório.

A previsão é que 107 cirurgias de pterígio – membrana formada de vasos sanguíneos e tecido fibroso que cresce nos olhos – sejam realizadas entre 1º e 2 de julho, no Hospital da SIAS (Sociedade Integrada de Assistência Social), em Fátima do Sul. Pacientes de outros municípios como de Ivinhema, Caarapó, Coronel Sapucaia e Iguatemi serão atendidos nesta etapa.

A diretora-geral de Gestão Estratégica da SES, Maria Angélica Benetasso, ressalta que a Secretaria de Estado de Saúde está empenhada em acelerar as cirurgias eletivas e exames diagnósticos o quanto antes no Estado. “Esses pacientes passarão por atendimento ambulatorial por meio de uma avaliação médica para o pré-operatório neste sábado no Hospital da SIAS. Logo depois, poderão ser encaminhadas já na próxima semana para a realização de cirurgia”.

Benetasso ainda ressalta que as equipes técnicas da SES estão percorrendo todos os hospitais que fizeram a adesão ao projeto para a realização de visita técnica. “A próxima etapa é que façamos o mesmo procedimento já no município de Bataguassu”.

Para o Ano I do Projeto MS Saúde, 37 estabelecimentos de Saúde de 32 municípios fizeram a adesão ao programa para a realização de cirurgias eletivas. E mais 33 estabelecimentos de saúde de 19 municípios fizeram a adesão para a realização de exames com a finalidade diagnóstica. Com recurso federal, há 22 estabelecimentos de saúde de 20 municípios que estão credenciados para a realização de cirurgia eletiva.

Expectativa

A Secretária Municipal de Saúde de Fátima do Sul, Ludelça Dorneles dos Santos, comemorou o fato do município ser escolhido para iniciar o projeto MS Saúde. “Fátima do Sul será o primeiro município do Estado a realizar as cirurgias. Estamos felizes porque isto nos dá um avanço e um andamento muito grande na nossa fila de pacientes”.

A diretora executiva do Hospital SIAS, Rosa Conceição da Costa Villas Boas destaca a importância da realização das cirurgias eletivas. “Para nós receber um projeto desta magnitude é uma honra. E ao saber que vamos poder contribuir para melhorar a qualidade de vida das pessoas que por muitas vezes, aguardam há muito tempo na fila de espera. Só da gente poder iniciar esse serviço sendo o ponta pé inicial do projeto para a realização destes procedimentos, isto nos honra muito. Se eu tivesse que descrever este momento em uma única frase seria: honra e gratidão".

Sobre o Programa MS

O Programa MS Saúde prevê que prefeituras e estabelecimentos de saúde estabeleçam convênios que vão garantir a realização de 15 mil cirurgias eletivas em diversas especialidades, entre elas: oftalmologia, otorrinolaringologia, cirurgia vascular, cirurgia geral e ortopedia.

Também estão previstas a realização de 42,5 mil exames diagnósticos como ressonância magnética com contraste, ressonância magnética (sedação), tomografia computadorizada, endoscopia, densitometria, colonoscopia, holter 24 horas, cintilografia, entre outros.

O Governo do Estado disponibilizou R$ 45 milhões de recursos próprios e R$ 7,9 milhões de recursos federais para atender à população.

Leia mais em: https://www.fatimanews.com.br/saude/ms-saude-comeca-com-a-realizacao-de-pre-operatorio-para-cirurgia-de/220023/


COMENTÁRIOS