Maio é mês do licenciamento das placas final 3



Maio é o mês em que os veículos com placa final 3 devem quitar seu licenciamento. O calendário anual é estipulado pelo Detran (Departamento Estadual de Trânsito) de Mato Grosso do Sul.

Até o final do mês de maio, os veículos com placas final 3 devem efetuar o pagamento do licenciamento, que pode ser pago em qualquer agência do Detran de Mato Grosso do Sul ou na rede bancária credenciada, que inclui Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Bradesco, além de casas lotéricas e Rede Pague Fácil.

Além da guia impressa que chega no endereço cadastrado pelo proprietário, é possível emitir a guia virtualmente. Para isso, entre no Portal de Serviços meudetran.ms.gov.br ou no aplicativo Detran MS, escolhendo a opção "veículo" e "Guia Licenciamento".

O sistema irá solicitar os dados da placa e Renavam do veículo. Para os casos em que o proprietário optou pelo parcelamento do IPVA, no momento de gerar a guia, é possível emitir o boleto com ou sem os valores restantes.

"Porém, informamos que o Licenciamento somente será realizado se o Parcelamento do IPVA estiver em dia", esclarece a mensagem em destaque.

Licenciamento

O licenciamento é um documento de porte obrigatório e deve ser apresentado à autoridade de trânsito sempre que solicitado. O motorista flagrado circulando com veículo não licenciado comete uma infração gravíssima, que de acordo com o art. 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), prevê aplicação de multa de R$ 293,47.


COMENTÁRIOS