´O Transbordar do Amor e do Espirito Santo de Deus em mim, por Tiago da Silva Vasques



“Desperta! Em Jesus, Deus te escolheu!” – (Cf. Efésios1 1,4-5)


Amados irmãos e irmãs neste ano de 2023 Deus providenciou uma graça imensa na minha vida – viver um Retiro de Carnaval com Cristo na Arquidiocese de Campo Grande – Ms. O presente retiro ocorreu no período de 18 a 19 de 2023 na APA – Associação Paulo Apóstolo. Foram muitos os ensinamentos e aprendizados que tive neste final de semana.


Pude aprender que: “O amor se combate com amor. O nosso dom e o nosso ministério são a antecipação do Céu que almejamos alcançar. E é o ecoar do amor de Deus em nós. Afinal, nós somos a expressão do amor de Deus para o outro e nos ambientes em que estamos inseridos. Se faz necessário saber que dizer não ao pecado é fazer bom uso de nossa liberdade. Quando ouvimos falar sobre o purgatório, temos um certo receio. Não é mesmo? Pois bem... É preciso saber enxergar que o purgatório é a grandeza da excelência da misericórdia e do amor de Deus que nos salvou, salvará e nos levará para eternidade celeste. Ao contrário do que muitos pensam a salvação não é individual. Ela é coletiva. Por que? A nossa salvação está conectada a salvação do nosso próximo. Pois Deus quer e vai salvar o povo escolhido ou seja – o povo eleito.

O nosso saudoso Papa Bento XVI nos ensina que – Ninguém se salva sozinho. E ainda somos sabedores de que junto da fé e do amor, a esperança é uma virtude teologal - esperar e trabalhar unido a Deus Trino e ao próximo para alcançar aquilo de bom que almejamos conquistar. Sendo assim, fica claro para nós que a nossa esperança é esperança para o outro. Onde com isto, buscar a nossa salvação é contribuir positivamente para com a salvação do outro. Felizes somos nós quando entendemos que o Espirito Santo que é a terceira pessoa da Santíssima Trindade – é quem nos move e é também o transbordar do amor de Deus em nós. Por isto meus queridos irmãos (as), é de suma importância que estejamos abertos para ouvir a voz de Deus e escutar com sabedoria o falar Dele em nós, através e por meio de nós em nossa vida. Como? Simples: Buscando as coisas do alto. É importante entender que a glória da meta é a cruz do caminho e que o essencial é amar e perdoar e saber que Deus é um Pai amoroso e misericordioso infinitamente e nos perdoa e ama sempre. Ele (Deus) nos leva a reconhecer o seguinte – Senhor Deus preciso e quero mais de ti. E menos de mim. Saibamos que as coisas de Deus são simples, profundas e grandiosas. E por essa razão, a nossa relação de intimidade e amizade com Deus, se mede ao vermos como estamos nos relacionando para com o nosso próximo ou melhor, para com os nossos irmãos. Pensemos nisto! Não nos esqueçamos de que reconciliar-se com o próximo é um ato de amor e um ganho para que conquistemos e possamos alcançar a eternidade no céu a qual tanto buscamos e estamos certos de no tempo oportuno, alcançar.

Lembremos que a nossa salvação e o nosso chegar e viver da felicidade plena na eternidade no céu – inclui oração, obediência, amor, cura, humildade, perdão, persistência, união, alegria e fé. Aprendi que ler a Palavra de Deus é receber Dele uma carta de amor, escutando a sua voz falando com ternura, leveza e com a suavidade e o amar paterno para conosco. Então... É preciso buscar mais a bíblia e amar mais a Palavra de Deus. Pois a bíblia é a voz de Deus para nós. O Deus que nos ama e o qual amamos nos ensina que devemos e precisamos carregar a bíblia por onde andarmos sem termos vergonha eou medo. Por que? Pelo simples fato de que a Palavra de Deus é uma pessoa que nos apresenta a sua personalidade humana-divina. Sendo então – Deus Pai, Filho e Espirito Santo que nos faz ver e aprender que a sua Palavra é atual, viva e eficaz. Por este motivo, deve ser por nós buscada e vivida incansavelmente com equilíbrio, fé, esperança, alegria, perseverança e amor.


Caros amigos (as), sejamos cheios do Espirito Santo, conheçamos a Palavra para que sejamos capazes de anunciar e louvar a Deus com o nosso viver até que cheguemos ao céu que nos espera. E também é de suma importância que saibamos que a Palavra de Deus é atual, viva e eficaz, sendo então, o próprio Jesus Cristo vivo e presente em nossas vidas. Por esse motivo devemos carregar conosco em mãos “Jesus Palavra” que deve ser levado por onde andarmos.


A experiencia mais marcante que Deus me levou a viver neste retiro aconteceu no sábado a tarde, quando fui agraciado em receber o Batismo do Espirito Santo de Deus em mim. Recordo-me que isto ocorreu da seguinte forma: Estava eu, de joelhos diante do altar de nosso Senhor Jesus Cristo e neste momento o Santíssimo estava exposto diante de nossos olhos. Então todos começamos a orar pedindo em forma de um grande clamor em línguas ou seja – na linguagem dos anjos de Deus, que todos que ali estávamos e quem assim quisesse, pudesse pela graça de Deus receber o Batismo no Espirito Santo. As pessoas que estavam em oração por mim enquanto orava em línguas, me pediu que eu repetisse junto com ela a oração que estava sendo naquele instante proferida. Então obediente, assim eu fiz. Disse ela que Deus queria que eu abrisse a minha boca, pois Ele queria ouvir a minha oração e clamor sincero, pedindo que me fosse concedida a referida e tão grande graça de receber o Batismo no Espirito Santo que é o transbordar do amor de Deus em nós e em nossa vida.


Lembro que algumas pessoas começaram a orar por mim pedindo a Deus que eu fosse batizado no Espirito. Então me vem a mente que ao escutar a oração, comecei a chorar copiosamente a ponto de me engasgar com o meu próprio choro. Alguns minutos depois, uma das irmãs que estava a orar por mim, olhou bem no fundo dos meus olhos e me disse o seguinte: “Meu irmão, você já recebeu e foi batizado no Espirito Santo de Deus. Hoje Deus coloca em você uma porção dobrada do amor Dele em seu coração e eu pude sentir o seu coração queimando. Isto é Ele (Deus), realizando uma grande cirurgia no seu coração, Ele está agora te curando e está te capacitando para anunciar a Jesus Cristo ainda mais e com muito mais fé. Você é muito amado por Deus. Você é Templo Vivo do Espírito Santo. Você já recebeu o Espirito Santo. Tome posse desta graça para a sua vida. Amém?”
Eu ali sem compreender o que havia exatamente ocorrido comigo, respondi assim: “Amém. Eu recebo e tomo posse desta graça. Glória a Deus. Amém. Assim Seja!”


Pois bem... Como sabemos Deus Trino é misericordioso e mostra a todo momento em cada respirar nosso, o amor Dele para conosco. E as bençãos daquele sábado não ficaram só nesta experiencia. Digo isto, pois - passaram-se mais alguns instantes e em um forte momento de oração uns pelos outros, Deus por meio do Espirito Santo através de um querido irmão de missão falou comigo mais ou menos assim: “Tiago meu irmão, o Espirito Santo de Deus me revela que Deus restaura e cura o seu coração, coloca o amor Dele em você e dobra este amor.

Para que desta forma, você possa proclamar a Palavra de Deus e anunciar a Jesus Cristo com uma luz perfeita.” – Eu novamente respondi: “Amém. Eu recebo e tomo posse desta graça. Glória a Deus. Amém. Assim Seja! Obrigado.” - Afirmo sem sobra de duvidas que tive por meio deste momento oracional e do mover e falar do Espirito Santo de Deus em mim, a confirmação do batismo no Espirito Santo, o qual recebi naquela abençoada noite. Imagine você que me lê, como eu estava me sentindo. Consegue imaginar? Certamente não. O meu coração transbordava do Amor e do Espirito Santo de Deus e eu carregava em mim a partir daquele retiro a certeza de que Deus Pai, Filho e Espirito Santo, perdoa, nos capacita e permite recomeçar quantas vezes se fizer necessário, sendo a sua misericórdia e amor por todos nós imenso e infinito. Finalizando aquela noite extremamente abençoada por Deus, quando eu estava saindo do local onde aconteceu o retiro, escutei novamente a voz de Deus por meio de um amigo pregador e missionário exatamente assim: “Tiago meu irmão, você e a tua vida é uma pregação vida do Evangelho de Jesus Cristo. Continue firme com essa força e essa fé na sua missão.”


Com tudo o que Deus me conduziu a viver no referido retiro de carnaval com Cristo 2023 da RCC – Renovação Carismática Católica de Campo Grande – Ms, pude ver, sentir e concluir que as bençãos que recebemos de Deus em nossa vida, não é para entendermos e sim para vivermos, a fim de que estejamos sempre prontos, firmes, fortes, perseverantes e alegres para servir e evangelizar com a nossa própria vida.


Portanto querido irmão (a), vamos nos permitir viver o novo de Deus em nós, na nossa história, na nossa vida e missão evangelizadora, sempre.

 

Tiago da Silva Vasques
Escritor, palestrante motivacional, pregador e missionário
Campo GrandeDourados – MS.


COMENTÁRIOS