Queda de cabelos na menopausa é normal? Especialista explica



Um problema muito comum por quem está passando pela menopausa é a queda de cabelos. Quando a mulher entra nessa fase, ela pode perder até 40% do volume total dos fios por conta do desequilíbrio hormonal.

E quem explica isso é a Dra. Fernanda Nichelle, médica que atua na área estética e está à frente de clínica com o seu nome em Porto Alegre. “O estrogênio é um hormônio associado ao aumento da fase anágena, ou seja, de crescimento do cabelo. É comum acontecer a redução dele na menopausa, o que acelera a entrada dos fios numa fase de queda, a telógena”, explica a especialista.

Concomitante à queda do cabelo, também acontece uma rarefação da haste, deixando o cabelo mais fino e quebradiço. Por isso existe a impressão que a quantidade de cabelos está diminuindo.

O que fazer?

É possível tomar algumas atitudes para impedir a queda de cabelos durante a menopausa, ou ao menos diminuir o problema. O primeiro passo, nesse sentido, é buscar ajuda de um profissional de saúde.

Eu aconselho procurar um especialista, no caso um endocrinologista, que possa orientar sobre as alterações hormonais, para ajudar na reposição quando necessário. Sobre a haste capilar, também procurar um tricologista, que ajudará bastante”, orienta a Dra. Fernanda.

Segundo a médica da área da estética, hidratar os fios também é essencial e ainda ajuda a deixar o cabelo mais saudável. Por isso, procurar um salão de beleza que possa auxiliar é bem importante. Outra dica da médica é ter uma dieta equilibrada.

Por fim, para não piorar a queda de cabelo na menopausa, é importante não iniciar dietas muitos restritivas e nem reposição hormonal sem acompanhamento médico. Evitar o estresse excessivo também é uma boa dica.


COMENTÁRIOS