Laguna Carapã está prestes a iniciar a colheita do milho esperando produtividade de 95 sc/ha

Região sofreu com ataque de pragas e presença de doenças, mas condições climáticas foram positivas para o desenvolvimento das lavouras



Ainda resta cerca de um mês para a colheita da segunda safra de milho começar em Laguna Carapã no Mato Grosso do Sul. Mesmo assim, a expectativa de produtividade é positiva diante das boas condições climáticas para o desenvolvimento das lavouras ao longo do ciclo. 

Segundo o técnico agrícola da Casa da Lavoura de Dourados, Antônio Rodrigues Neto, esta foi uma safrinha bastante chuvosa, o que deve render média de produtividade ao redor das 95 sacas por hectare, com algumas das melhores regiões chegando entre 110 e 120 sc/ha. 

 lavouras de milho em laguna carapã ms - junho de 2022 (6)

Este otimismo quanto a produtividade vem a despeito dos diversos desafios da região com pragas e doenças nesta temporada. O especialista comenta que o município registrou alta pressão de cigarrinhas, ataques de percevejos, presença de mancha de bipolaris e até mesmo geadas nas baixadas. 

A cigarrinha, inclusive, é a grande preocupação para as próximas safras de milho da região. Rodrigues Neto conta que em 2022 as aplicações contra percevejos ajudaram no controle das cigarrinhas, mas que para 2023 os produtores vão precisar estar mais atentos, iniciando as atividades antes mesmo da próxima safrinha. 

lavouras de milho em laguna carapã ms - junho de 2022 (3)

lavouras de milho em laguna carapã ms - junho de 2022 (5)


COMENTÁRIOS