Professora desabafa através de carta aberta em Laguna Carapã


Silvone Oliveira

Carta aberta
Ao prefeito de Laguna Carapã.
 
Sou PROFESSORA, pela Rede Municipal de Laguna Carapã, há mais de 20 anos. Já ensinei muitos de vocês, que hoje tem filhos, na minha turma.. e me orgulho disso!
 
Aproveitado a liberdade de expressão de que tenho direito, venho às redes sociais, falar em nome da minha classe. Com todo respeito, me dirijo ao prefeito da nossa tão querida Laguna. Tivemos recentemente, uma administração, onde os professores não foram valorizados. Há mais de 10 anos não temos um aumento real de salário.
 
Não estamos pedindo favor; somos formados, e estudamos muito para estarmos onde estamos; há 18 meses o reajuste anual para os professores está congelado, e diante disso, o Governo Federal aprovou o reajuste de 33,24% para os professores, devido a defasagem salarial nesses últimos dois anos. Nessa pandemia, trabalhamos em jornada dupla, atendendo online e presencialmente, ninguém cruzou os braços e não foi fácil; mas nos desdobramos para fazer o melhor pelos filhos, netos, e todas as crianças e adolescentes de nossa Laguna; começamos um ano difícil, mas com esperança de que seríamos valorizados por todo o nosso trabalho; esperança de que a lei será cumprida.
 
Pedimos aqui, Senhor Prefeito, que olhe com carinho para essa classe, que hoje vai as ruas lutar pelo que é de direito, e que não precisava ser pedido, nem cobrado, gente que merece seu respeito; pedimos aqui, que o senhor faça cumprir a Lei Federal, que Sabemos que é possível; Sabemos dos valores disponíveis; Sabemos que é possível planejar, se organizar, adaptar... Enfim, encontrar meios, para que a Lei ser cumprida; Sabemos que o Fundeb supri os valores do reajuste.. e além.
 
Então, venho aqui, pedir em nome da minha classe que essa situação seja REVISTA, que essa proposta de 13% que mais parece uma brincadeira de mal gosto, SEJA REVISTA.
Nós sabemos que merecemos mais;
 
Nós sabemos do valor do nosso trabalho; E também sabemos que meios podem ser encontrados.
 
Peço, respeitosamente, que refaça sua proposta; que olhe com carinho para essa classe, que forma todas as outras.
 
Esperamos que essa situação possa ser revista.
Quando pedimos que fizesse um rateio final do ano e o senhor disse: "Rateio não está dentro da lei, mas quando for reajuste que esteja dentro da lei, pode contar comigo." Então, agora o Piso está.
 
Esperamos contar com o senhor.Porque temos esperança em dias melhores... E no momento, dias melhores para nós, depende da sua caneta.
 
Me despeço com esperança e agradeço a atenção às minhas palavras.
" Peçam, e lhes será dado; busquem e encontrarão, batam à porta, e lhe será aberta." (Mateus, 7:7-8)
 
Uma professora.

COMENTÁRIOS