Conselho Tutelar: Prevenção da gravidez na adolescência


Conselho Tutelar

Conselho Tutelar lança campanha de consciência a prevenção da gravidez na adolescência conforme previsto no Artigo 8A do Estatuto da Criança e do Adolescente:


Acredito que a gravidez na adolescência pode gerar inumeros problemas, de ordem psicológico, sociais de saúde e juridicos.


Com a gravidez precosse a vida escolar da adolescente será interrompida e nem todos os colegas saberão aceitar.Consequentemente, esse fato indesejavel podera desencadear na adolescente o desejo de abortar, como forma de solução, mas abortar é um ato inconsequente e desumano. A saúde podera ser afetada com o aparecimento de hipertensão etc .


Além do mais, poderá ocorrer o parto pré maturo, por tanto são varias as situações de riscos, dolorosos e por tudo isso é importante previnir, receber orientação sexual dos Pais principalmente no ambiente Famíliar.

Orientação do Conselheiro Tutelar Gilson Perrupato

A adolescência é uma fase de oportunidades, porque através dela o jovem pode chegar á vida adulta com mais experiência, conhecimentos, maturidade e riqueza de vínculos. Porém, muitas vezes essa adolescência é interrompida de modo inesperado. No brasil, cerca de 19,3% das crianças nascidas vivas em 2010 eram filhos de adolescentes, e mesmo que os números tenham melhorado o assunto merece cuidado e deve ser tratado como prioridade pela sociedade e o Estado. A gestação precoce, além de gerar riscos para a vida da mãe e da criança, faz com que a jovem perca momentos importantes da sua vida, já que a adolescência é o momento de investir em projetos pessoais e profissionais, sendo uma fase de amadurecimento que merece ser respeitada.

Orientações do Conselheiro Tutelar Michael Brandão


COMENTÁRIOS