Escritor Tiago da Silva Vasques homenageia Diocese de Naviraí e sua juventude cursilhista pelos seus 9 anos de história

“A Diocese de Naviraí e sua juventude Cursilhista”



Caros amigos leitores... Paz e Bem! Neste ano de 2021, a diocese da cidade de Naviraí – MS completa 10 anos de vida e de lá para cá uma linda e eficaz história de evangelização, amor, alegria e fé vem sendo escrita. Um capitulo desta bonita história, merece destaque. A Juventude de Naviraí e o MCC.

Pois bem. A juventude cursilhista de Naviraí, escreveu o primeiro capitulo de sua história na diocese do “Imaculado Coração de Maria.” A exatos nove anos com a realização do 1° Cursilho para Jovens que aconteceu no período de 02 á 05 de agosto de 2012, nas dependências do CEPANA – Centro Paroquial de Nova Andradina – MS.

Isso só foi possível pela graça de Deus, pela organização, colaboração, empenho e fé de todos que estavam envolvidos a doar-se para Deus e para o próximo a fim de que o referido retiro acontecesse e obtivesse o sucesso alcançado. Vale destacar em especial, o sim de um jovem querido e amado por todos, o nosso amigo Valdinei Tomaz Codina (em memória). Ele inspirado por Deus, foi agraciado em escrever a primeira pagina da história evangelizadora da juventude cursilhista da diocese de Naviraí quando naquele abençoado primeiro final de semana de agosto do ano de dois mil e doze, acreditou que “Tudo é possível ao que crê (Marcos 9, 23) – assim iniciou-se essa história que vem contribuindo com a vida de muitos jovens que conheceram a Cristo por meio deste movimento que tanto queremos bem e amamos. Bom... Meses se passaram e Deus redigiu novas linhas na história da juventude cursilhista da região da promissora cidade de Naviraí. Foi quando aqueles jovens sedentos por evangelização e atentos a voz de Deus, atenderam o convite do próprio Jesus Cristo quando lhes pediu: “Sigam-me e eu os farei pescadores de homens” - (Mateus 4, 19) – estes, dispostos a tornarem-se verdadeiros pescadores de homens, pediram a Deus que continuassem capacitando-os e permitisse que eles contassem com o auxilio da Mãe de Deus.

Prontamente o nosso querido Deus, mostrando toda a sua generosidade, bondade e amor de Pai, nos ofereceu Maria como Mãe, a exemplo do que Ele fez com João, o discípulo amado, quando aos pés da cruz de Jesus nos deu Maria Santíssima como mãe – nos dizendo assim: “Eis aí Tua Mãe” (João 19, 27) – desta maneira, Maria acolheu aqueles jovens como filhos e com a graça de Deus, a intercessão e o amor materno de Maria Mãe de Deus e nossa, foi realizado aquele cursilho e muitas almas foram ganhas para Cristo por meio daquele retiro. O tempo passou e impulsionados pelo Amor de Deus e da nossa Mãe Maria, o cursilho jovem da diocese de Naviraí, prosseguiram com a obra de cursilhos a fim de promover a evangelização e levar Jesus Cristo para as pessoas e os ambientes. Bem... Nós sabemos que o caminhar com Deus exige de nós renuncia e força para superarmos as dificuldades que encontramos pelo caminho em nossa missão de cursilhista. Eis que esses valentes jovens para seguir no cumprimento da vontade e do querer de Deus no MCCB – Movimento de Cursilhos de Cristandade do Brasil pediram a Deus que pudesse revesti-los com a fortaleza do Espirito Santo e após muita preparação e oração, obtiveram uma resposta de Deus que serviu para eles como uma confirmação e a certeza de que deviam seguir em frente. Vejam só o que o nosso Deus que é rico em misericórdia e amor respondeu-lhes naquela ocasião: “Eis que em minhas mãos te gravei” (Isaías 49, 16)


Essa certeza da presença, do amor de Deus e a fé que eles carregavam dentro de si, foi o que moveu a todos para que pela ação de Deus, mais uma bonita pagina na história da diocese de Naviraí pudesse ser escrita com sucesso.

O nosso Deus que é Pai, Filho e Espirito Santo, que ama os jovens e confia que essa juventude envolvida pela graça, unção e amor de Deus, é a força capaz de mudar o mundo, tempos mais tarde alertou-os dizendo: “Ei coragem, Eu venci o mundo!” (João 16, 33) – Com isto, repletos de coragem e cheios de perseverança seguiram com os planos de Deus para a juventude do MCC daquela promissora e abençoada diocese.

Os anos foram passando e a juventude cursilhista junto com a diocese de Naviraí, foi crescendo a exemplo de Jesus Cristo: "E Jesus crescia em estatura, em sabedoria e graça, diante de Deus e dos homens. " – A coragem, perseverança e a união dos jovens cursilhistas da diocese naviraiense, é o que impulsionou e sustenta-os até hoje de forma, a sustentados pela fé se mantém em pé, de maneira perseverante e alegre.

Sem dúvida, a perseverança, alegria e a união, são o tripé que os motiva a continuar caminhando como autênticos jovens cursilhistas comprometidos e missionários rumo ao cumprimento da missão evangelizadora que cada um possui em sua essência de cristão.

Como todo jovem cursilhista, os queridos irmãos da diocese do Imaculado Coração de Maria, sempre foram muito obedientes a voz de Deus e além da fé que os sustentam, eles souberam escutar a Deus a fim de que superassem todas as dificuldades para que pudessem dar continuidade a rica, eficaz e abençoada história missionária e evangelizadora que envolve e solidifica essa querida diocese até aqui.

Neste sentido foi que firmes e atentos ao que Deus sempre tem a falar, eles seguiram conquistando almas para Cristo por meio do cursilho e sem nada temer foram superando-se dia após dia e escutando Deus dizer: “Não tenhas medo, pois Eu estou contigo” (Isaías 41, 10) – E assim seguiram.

Como verdadeiros apóstolos de Cristo e sem medo, e de forma muito perseverante, acreditando fielmente no amor Deus sobre eles, lançaram-se para águas mais profundas, realizando o querer de Jesus, afirmaram o seguinte – Senhor Deus: “O teu amor me conduz”

Desta forma, é que com o decorrer do tempo, a juventude do cursilho de Naviraí, foi cativando muitos outros jovens e possibilitado que eles pudessem fazer parte de uma grande família, chamada cursilho e desta maneira possam evangelizar e testemunhar e levar Jesus Cristo ao próximo com a sua própria vida.

Crendo que Cristo faz nova todas as coisas é que os jovens cursilhistas desta diocese, caminham perseverantes e incansavelmente, acreditando que: “Tudo se faz novo, pois em Cristo renasci” e que é esse renascer em Cristo que os impulsionam a buscar querer ser cada vez melhor para Deus, com Deus e em Deus.

No buscar querer ser de Deus a cada dia, o MCC jovem de Naviraí avançou para aguas mais profundas e inspirados no exemplo e no sim de Maria, colocaram-se mais uma vez ao serviço de Deus e dos irmãos, dizendo assim: “Eis aqui a Serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra (Lucas 1, 38) –

Movidos pelo sim da nossa Mãe Celestial, a juventude do cursilho daquela localidade, tomou consciência de que nós enquanto Filhos de Deus devemos enxergar que somos chamados a buscar a santidade. Por que? – Simples: “Pois o templo de Deus é santo e esse templo são vocês" (Coríntios 3, 17) – Com essa consciência foi que se realizou mais um cursilho para jovens na diocese de carisma Mariano.

E Deus que é o autor de nossa história, continua capacitando esses jovens guerreiros que são parte do grande exercito de Cristo. Como parte deste exército, eles foram chamados a despertar: “Desperta tu que dormes, levanta-te entre os mortos que Cristo te iluminará (Efésios 5, 14) - Com isso, esses irmãos cursilhistas viram que era extremamente necessário “Despertar” para o novo de Deus em suas vidas e no viver de muitos.

Após este despertar para Cristo, o cursilho jovem da diocese de Naviraí com muito amor reconhece Maria como a bem aventurada entre todas as nações e como a Mãe de Deus e também nossa “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre" (Lucas 1, 42) e este reconhecimento foi tão forte e eficaz para eles que foi o tema de mais um cursilho muito abençoado, tudo conforme a vontade de Deus e sob o olhar materno e intercessor de Maria Santíssima.

E por fim impulsionados pela intercessão e pela companhia de Maria que nos aproxima de Jesus Cristo, os jovens cursilhistas da diocese de Naviraí – MS atendem novamente o convite de Cristo, quando pede para eles assim: “Ide ao mundo inteiro e anunciai o evangelho a toda criatura (Marcos 16, 15) e com essa atitude disposta em ir, anunciar e pregar o evangelho de Cristo por todo o mundo e a todas as criaturas, estes queridos e amados irmãos deixam seus nomes marcados para sempre na história desta querida e abençoada diocese. A Diocese do Imaculado Coração de Maria.

Desejo vida longa, muitas bençãos e graças de Deus a está diocese. Parabéns pelos 10 anos de história e porque não dizer, dez anos de bençãos!

Tiago da Silva Vasques
Escritor, autor, palestrante motivacional e pregador
Campo Grande – MS.


COMENTÁRIOS