Conheça os tipos e as diferentes entre os açúcares mais consumidos pelos brasileiros

Mascavo, demerara e cristal tem diferenças, principalmente no tipo de processamento



Com tantas opções no mercado, como diferenciar qual é o melhor açúcar? O Correio do Estado listou os principais e as diferenças entre eles. Lembrando que o ideal é o consumo consciente do produto, evitando exageros.

Açúcar Cristal

Essa é a principal opção da mesa dos brasileiros. Apresenta coloração branca devido aos processos de purificação, evaporação, cristalização, centrifugação e secagem. Este, no entanto, tem menos sais minerais.

Açúcar Mascavo

Esse é um açúcar mais bruto. Extraído do cozimento do caldo de cana, ele não passa pelo processo de refinamento e, por isso, conserva cálcio, ferro, magnésio, potássio e outros minerais. 

Apesar dos sais minerais, a nutricionista Beatriz Camargo, explica que o açúcar mascavo tem a mesma quantidade de glicose e de calorias do açúcar branco, por exemplo. “O açúcar por si só não é prejudicial para a saúde. É importante dizer que o açúcar branco, o mascavo e as outras variações têm a mesma quantidade de glicose e de calorias em sua composição, alguns apenas são menos processados, ou seja, os impactos no corpo são iguais”, afirma. 

Açúcar Demerara

Esse tornou-se famoso nos últimos anos, ao ser incluído em receitas com a proposta de terem menos caloria. De acordo com o laboratório de avaliação nutricional da Universidade Federal do Rio de Janeiro, o açúcar demerara também é extraído do melado de cana, mas possui uma coloração mais clara que o açúcar mascavo. A diferença entre o açúcar cristal é que o demerara não contêm aditivos químicos. 


COMENTÁRIOS