Lavouras de soja têm desenvolvimento boa em Laguna Carapã, mas atenção precisa ser ampliada para as lagartas



A safra de soja 2020/21 começou com problemas em Laguna Carapã no Mato Grosso do Sul. O plantio, que normalmente começa no dia 15 de setembro, atrasou devido a falta de chuvas, mas as precipitações se normalizaram e as atividades seguiram durante o mês de outubro. Em dezembro, uma nova estiagem que durou entre 15 e 18 dias, mas novamente as chuvas retornaram à região após a virada do ano. 

Diante deste cenário, o técnico agrícola da Casa da Lavoura de Dourados, Antônio Rodrigues Neto, relata que deverá haver perdas de produtividade em função de vagens que foram abortadas após a seca de dezembro, mas elas devem ser mínimas caso as precipitações permaneçam regulares daqui em diante.

Neto ainda alerta os produtores da região para intensificarem os trabalhos de monitoramento nas lavouras para identificarem a presença de lagartas nas lavouras, um problema que tem crescido na região. A recomendação é para que os produtores acrescentem aplicações contra lagartas no momento em que forem realizar as terceiras aplicações de fungicidas e inseticidas.

A colheita da soja está prevista para começar entre o final de janeiro e o começo de fevereiro, o que ainda deve garantir 60% das lavouras do milho segunda safra dentro da janela ideal de cultivo, restando apenas 40% das áreas para plantio dentro de março.

 

Por:  Guilherme Dorigatti
Fonte:  Notícias Agrícolas

COMENTÁRIOS