Em Dourados Alan cita limpeza, educação e saúde do município como preocupações principais


Por Dourados News

Prefeito eleito falou sobre planos para gestão. Foto: Gizele Almeida

O prefeito eleito Alan Guedes (PP) concedeu entrevista ao Dourados News, na tarde desta segunda-feira (16) e falou sobre as ações que pretende encaminhar inicialmente frente a prefeitura de Dourados. Ele disse que o Executivo “passa por momentos de dificuldade” e citou os eixos da limpeza urbana, educação e saúde como prioritários.

Ao citar as árvores caídas devido a temporais na cidade, que ainda estão sendo removidas por um “mutirão” organizado pela Semsur (Secretaria de Serviços Urbanos), ele disse que organizar a limpeza urbana será fundamental, pontuando ainda sobre contrato que teve término com empresa de limpeza e não foi renovado. Neste ponto, Alan citou que pretende também pedir apoio a Agesul (Agência de Estadual de Gestão e de Empreendimentos).

Mais uma pauta ligada a Semsur foi citada por ele, ao afirmar que mesmo com dinheiro em caixa, a prefeitura não tem conseguido sanar o problema de falta de iluminação na cidade. 

A volta às aulas da Rede Municipal de Ensino, em 2021, foi apontada pelo novo prefeito como um fato a ser planejado por conta da pandemia do coronavírus. Para tanto, ele citou que buscará pessoas capacitadas e parcerias.

“Vamos buscar pessoas colocar eixos temáticos. Convidar profissional da rede com experiência de gestão para encaminhar os processos, pois tem que se organizar a merenda, material escolar, convocar professor substituto, uniforme, etc. Penso também em fazer parcerias para que consigamos atender as normas de biossegurança nas unidades escolares”, apontou.

No que diz respeito a área da saúde, Guedes ressaltou que Dourados possui “um problema crônico na média e alta complexidade” e que buscará intermédio com representantes políticos para aumentar repasses financeiros e trabalhar melhor a gestão da Funsaud.

Questionado sobre tratativas com políticos no primeiro dia como ‘eleito’, ele afirmou que teve contato com vários representantes como o líder do governo na Câmara, deputado Ricardo Barros, o vice-governador Murilo Zautih, a ministra da Agricultura Tereza Cristina e também com a prefeita Délia Razuk.

A tratativa com a atual prefeita foi inicialmente sobre a transição e uma reunião pessoalmente entre eles deve ocorrer ainda esta semana. 

“A prefeita se colocou à disposição para que possamos fazer uma transição equilibrada e disse que colocará uma pessoa para fazer a interlocução desta. Faltam poucos dias e teremos bastante trabalho”, apontou ao citar que ainda não há uma data específica para a mesma. 

Alan Guedes não apontou nomes que irão compor o secretariado, com ênfase de que irá trabalhar nisso ainda, mas buscará pessoas com “know how” para as funções. 

O prefeito eleito que é presidente da Câmara Municipal de Dourados frisou que buscará sempre ter uma boa ligação com o legislativo.

O mesmo ele acredita que ocorrerá com o Governo do Estado, com “portas abertas” em Campo Grande.  

O progressista venceu o pleito neste domingo (15), em Dourados, com 34.242 votos, ficando a frente de José Carlos Barbosa, o Barbosinha (DEM), que somou 31.650. Racib Harb (Republicanos) foi o terceiro com 11.410 e Mauro Thronicke o quarto atingindo 10.496. João Carlos, o Joca (PT), findou votado por 9.662 eleitores, enquanto Wilson de Matos (PTB) e Jeferson Bezerra (PMN), chegaram a 5.667 e 344 respectivamente. 


COMENTÁRIOS