Como congelar e descongelar o arroz: confira as dicas

Saboroso por mais tempo: veja como congelar e descongelar o arroz!



Quem aí acabou errando na mão e fazendo mais arroz do que o necessário? Ou então quer garantir o almoço durante a semana e resolveu fazer uma grande quantidade? Pois é, leitores! Nessas horas congelar o arroz pode ser uma boa alternativa para preservar a qualidade desse ingrediente que não pode falta no prato dos brasileiros. Mas como fazer para congelar o arroz e mantê-lo gostoso como se estivesse fresquinho? O TudoGostoso vai te ensinar agora como congelar e descongelar o arroz. Confira a seguir!

Como congelar e descongelar o arroz

Como congelar

Antes de mais nada, certifique-se que o arroz está completamente frio.


Em seguida, divida o arroz em várias porções, colocando-os dentro de potes de vidro.
Fique atento para não preencher muito os potes, ok? Deixe um espaço entre o arroz e a tampa. Isso porque, ao cozinhá-lo novamente, os grãos irão se expandir um pouco devido à água que possa ter acumulado em seu interior ao ser congelado.


Por cima do arroz, coloque uma camada de papel-alumínio ou plástico-filme, preenchendo todo o espaço entre a tampa e o arroz. Isso vai impedir que os cristais de gelo formados na tampa entrem em contato direto com os grãos de arroz, deixando-o com aspecto esponjoso.

Como descongelar

Essa dica você já conhece: coloque o arroz para descongelar na geladeira.
Por isso, procure deixá-lo de um dia para o outro dentro da geladeira para descongelar por completo.
Em seguida, retire a tampa, remova o papel-alumínio e o plástico filme e respingue algumas gotas de água sobre o arroz.
Agora é só levar o arroz para aquecer no micro-ondas! O tempo pode variar de acordo com o tamanho da sua porção de arroz, por isso, fique atento, ok?

Outra opção é respingar água sobre o arroz e, em seguida, cubri-lo com papel-toalha umedecido. Em seguida, basta levar ao micro-ondas por 1 a 3 minutos, retirar do aparelho, misturar o arroz e voltar ao micro-ondas por mais 1 a 3 minutos. Depois é só deixar descansar por alguns minutinhos e voilà! Você ainda pode incrementar o arroz com mais temperos e ingredientes, como cenoura ralada.

Fuja dos molhos

Arroz como arroz à piamontese, arroz de forno, arroz com legumes que soltam água ou outro arroz com molho não devem ser congelados porque, durante o congelamento, o grão absorve os molhos, ficando com uma textura nada agradável. Por isso, a dica é fazer uma quantidade que seja suficiente pra todo mundo mesmo, né?

Prato com arroz dentro de um micro-ondas

Prato com arroz dentro de um micro-ondas


COMENTÁRIOS