Escritor Tiago é o entrevistado do quadro 'Entrevista com Escritor' com a IG

Escritor e autor do Livro: “Tudo é uma questão de Adaptação” – Participa do quadro “Entrevista com Escritor” com IG – “Jovem Literária” – do Estado de SP.



Confira a entrevista:

1 – Qual o seu nome?

R - Tiago da Silva Vasques

2 – Qual é a   idade?

R – 35 anos.

3 - Quando começou o interesse pela escrita?

Em abril do ano de 2010. O motivo principal foi ter descoberto que Deus pela graça Dele, me fez ver que tinha sido presenteado por Ele, com o dom da escrita. E com isto, deveria usá-lo para promover a evangelização pessoal e ambiental por meio da escrita, conforme a vontade de Deus, sempre.

 

4 -  oque te inspirou a escrever? Algum autorespecífico oualguém?

R – Acredito que minha maior inspiração para escrever seja eu mesmo e a minha própria vida. Escrevo conforme Deus vai me dando inspiração, de acordo com a vontade e a ação Dele em mim. Não fico planejando muito, escrevo conforme surge a inspiração. Acredito que não me influencio para escrever os meus textos.

5 Quem são seus escritores preferidos?

R – Padre Fabio de Melo, Padre Léo, Dunga, Gabriel Chalita, Professor Felipe Aquino, entre outros.

6 -  Como você estimula seu processo de criação?

R – Com muita oração, pesquisas, estudos, música, participação na igreja, por meio da minha vida. E principalmente o que me estimula a criar os meus textos, é a inspiração e a ação de Deus na minha vida que me impulsiona a escrever, acreditando que com minhas obras irei promover a evangelização e pela graça de Deus, ajudar a quem precisa.

7- Assim como escritor você também e leitor, qual seu gênero favorito?

R –Sim. Gosto de lera Bíblia, Livros sobre a Igreja Católica Apostólica Romana, Livros Motivacionais, Livros Autobiográficos, sobre Música   e Esportes.

8 – Qual é o livro da vida?

R – A Bíblia

9 -  oque te motiva a escrever?

R-Creio que minha maior motivação para escrever seja eu mesmo e a minha própria vida. Escrevo conforme Deus vai me dando inspiração, de acordo com a vontade e a ação Dele em mim. E algo que também me motiva muito, é acreditar na força da minha história e saber que o meu exemplo de superação, (desculpe a modéstia) pode ser muito eficiente na vida do próximo, para que o mesmo, supere as dificuldades, ultrapasse obstáculos e possa vencer os desafios, vivendo a vida com mais qualidade, intensidade, alegria, esperança, amor e fé. Buscando ser uma pessoa melhor, acreditando sempre que dias melhores virão.

10 -  Qual a parte difícil de escrever?

R-Quando passamos por momentos que “travamos” no processo de elaboração e escrita do livro, sentimo-nos sem inspiração para escrever. Isso é normal acontecer. No meu caso, pude superar essa dificuldade, graças a Deus, muita oração, estudo, trabalho, dedicação, planejamento, organização, disciplina e o apoio e carinho que sempre recebo de toda a minha família. E graças ao excelente trabalho realizado pela editora Vidaria e as valiosas orientações da competente jornalista Gabriela Gasparin que uma excelente profissional e uma grande amiga e parceira neste meu projeto. 

11 Você tem um habito?

R – Sim, muitos. Mais com relação ao ato de escrever, costumo rezar antes e depois de escreve. E gosto de escutar uma boa música enquanto escrevo.

12 - Fale um pouco sobre a história que escreveu.

R - Em livro “Tudo é uma questão de adaptação”, Tiago Vasques narra jornada de superação desde recém-nascido.

 

Autor foi diagnosticado com paralisia cerebral nos primeiros dias de vida e encontrou no esporte e na fé em Deus o alicerce para vencer desafios

 

“Tudo é uma questão de adaptação” é o que o autor Tiago da Silva Vasques escuta das pessoas ao seu redor desde criança.

 

Logo nos primeiros dias de vida, ele foi diagnosticado com paralisia cerebral e precisou se adaptar à condição de viver como uma pessoa com deficiência física, pois a doença causou limitações físicas nas suas pernas. A sábia frase virou seu lema para superar, com fé em Deus, todos os obstáculos que a vida lhe apresenta desde recém-nascido.

 

De mantra de vida, “Tudo é uma questão de adaptação” tornou-se o título da autobiografia que Tiago escreveu para relatar sua história.

 

 Na obra, publicada pela editora Vidaria Livros (2019), ele compartilha com o leitor sua trajetória de luta para ter uma vida o mais próximo possível daquilo que todos chamam de “normal”, e para ser inserido socialmente.

Nesta emocionante narrativa, Tiago conta a jornada de superação dos próprios limites, na qual encontrou no amor verdadeiro de Deus e da família os pilares que lhe dão forças para continuar lutando pela concretização dos seus sonhos, e nos garante: “Viver é um presente de Deus. Para Ele, nada é impossível e tudo é possível ao que crê”.  

Apesar do grande desafio que a vida lhe apresentou desde o nascimento, Tiago acredita que Deus fez dele um verdadeiro especialista na arte da adaptação. Passou por cirurgias e pós-operatórios difíceis, mas nunca desistiu do seu genuíno sonho de trabalhar com esportes e ser um profissional de educação física. Mesmo com limitações físicas, cursou faculdade de Educação Física e ganhou medalhas como paratleta, superando todas as expectativas.  

No livro “Tudo é uma questão de adaptação”, o autor divide conosco sua convicção de que todo ser humano tem dentro de si uma imensa capacidade de se superar e se adaptar diante de qualquer adversidade, tendo sempre ao seu lado o carinho, a misericórdia e o amor eterno de Deus.  

13 Você está escrevendo algo?

R -Sim. Continuo escrevendo textos de minha autoria.  Pretendo a princípio, escrever um livro (coletânea) dos meus melhores artigos.  

14 Você pode dar uma dica pra quem está pensando em entra nesse mundo?

R-Sim. Oração, Criatividade, Objetivo, Dedicação, Organização, Planejamento, Disciplina, Perseverança e Fé.  

Para maiores informações e caso haja interesse em conhecer o trabalho apresentado pela jovem e um pouco sobre o autor, acesse o Instagram: @jovemliterariaae saiba mais.

Fonte Assessoria do escritor e autor.


COMENTÁRIOS