Escritor Tiago da Silva Vasques concede entrevista ao Blog A Pequena Literária


Assessoria

Nome de autor: Tiago da Silva Vasques.

Nome real: Tiago da Silva Vasques.

Idade: 35 anos.

Cidade: Dourados/MS (Nascimento) – Campo Grande/MS. (Residência atual). 

O que gosta de ler: A Bíblia, Livros sobre a Igreja Católica Apostólica Romana, Livros Motivacionais, Livros Autobiográficos, sobre Música   e Esportes.

  Quem sou: Bom, sou um rapaz de bem com a vida, que procura viver intensamente, com maior e melhor qualidade, com responsabilidade e alegria. Sou apaixonado por esportes, gosto de assistir tv, filmes e séries, sou muito família, gosto de sair, me divertir e estar com os amigos.  Acredito na força da minha história de vida e creio que todos nós temos dentro de si uma capacidade imensa de superar as dificuldades, ultrapassar obstáculos e vencer os desafios que a vida nos apresenta. Por fim sou eternamente grato a Deus pela vida, pela família, amigos e por tudo que tenho e sou. Sou uma pessoa de muita fé e esperança em Deus, que busca incansavelmente testemunhar as maravilhas que Deus realiza em minha vida, procurando mostrar Jesus Cristo que vive e habita em mim, procurando evangelizar ao próximo e os meus ambientes, com a minha própria vida.

 

 1- Quando você começou a escrever? E qual foi o motivo?

R- Em abril do ano de 2010. O motivo principal foi ter descoberto que Deus pela graça Dele, me fez ver que tinha sido presenteado por Ele, com o dom da escrita. E com isto, deveria usá-lo para promover a evangelização pessoal e ambiental por meio da escrita, conforme a vontade de Deus, sempre.

  

2- Qual assunto você mais gosta de escrever?

R – Assuntos relacionados a minha vida, a Igreja Católica Apostólica Romana, Superação, Motivação e Evangelização.

 

3- Você escuta música quando está escrevendo? Quais gêneros normalmente escuta? 

R – Sim. São muitos gêneros. Porém, os principais são:  Músicas católicas, pagode, Mpb e um rock pop nacional.

 

4- Inspirações? Algo de momento? Alguma pessoa? Fica planejando muito antes de escrever? Se influencia em algo?

R – Acredito que minha maior inspiração para escrever seja eu mesmo e a minha própria vida. Escrevo conforme Deus vai me dando inspiração, de acordo com a vontade e a ação Dele em mim. Não fico planejando muito, escrevo conforme surge a inspiração. Acredito que não me influencio para escrever os meus textos.

5- Você acha que seu livro te define? 

R – Sim. E muito.

6- Teve bloqueios e dificuldades quando estava escrevendo? Tem algum exemplo das dificuldades que encontrou?

R – Sim. Teve momentos que “travei” no processo de elaboração e escrita do meu livro, sentia-me sem inspiração para escrever. Isso é normal acontecer. Pude superar essa dificuldade, graças a Deus, muita oração, estudo, trabalho, dedicação, planejamento, organização, disciplina e o apoio e carinho que sempre recebo de toda a minha família. E graças ao excelente trabalho realizado pela editora Vidaria e as valiosas orientações da competente jornalista Gabriela Gasparin que uma excelente profissional e uma grande amiga e parceira neste meu projeto. 

 7- Estratégias para escrever? Quais? 

R – Sim. Oração, Objetivo, Dedicação, Organização, Planejamento, Disciplina, Perseverança e Fé.

8- Que programa você usa para escrever? Ou usa papel e caneta?

R- Geralmente uso o Microsoft Word e as vezes, uso papel e caneta. 

9- Em quais plataformas o seu livro está publicado?

R – Na Editora Vidaria, com sede administrativa na cidade de São Paulo/SP. Estando disponível para venda no site da amazon e em algumas livrarias do Brasil. 

10- Seu livro está disponível nas livrarias?

R - Sim. Em Dourados/MS: - Livraria Dourados e Sebo;

- Livraria Canto das Letras;

- Livraria Companhia dos Livros;

- Livraria Damasco;

Em Campo Grande – MS: - Católica Livraria;

11- De todos os seus personagens, qual o seu favorito?

R – Depois de DEUS que é o grande e o verdadeiro responsável pela minha vida e pelo meu livro, por acreditar que sou exemplo vivo de superação, desculpe a modéstia...  o personagem favorito da minha obra, sou eu.

12- Quantos livros você já escreveu? 

R – Escrevi um livro e vários artigos.

13- Tem planos de escrever mais livros? Pode falar o que planeja?

R – Sim. Pretendo a princípio, escrever um livro (coletânea) dos meus melhores artigos.

4- Escrever mudou alguma coisa na sua vida? O que? 

R – Sim. Mudou muito em vários aspectos. Com o meu livro, Deus me permitiu dar um novo resinificado a minha vida e pude reescrever a minha história e evangelizar com a minha própria história, me tornando uma pessoa melhor.  

15- Qual é o seu sonho como escritor?

R – Escrever mais livros, fazer com que o maior número de pessoas tenham acesso as minhas obras, pois de maneira equilibrada e humilde, estou convicto que minha história de vida, pela graça e ação de Deus pode e irá ajudar a muitos que precisam. Talvez seja essa parte da minha missão, enquanto aqui estiver.

16- Quais seus medos como escritor?

R – Acredito que seja deixar de ter motivação, inspiração e criatividade para escrever.  

17- Defina você como escritor?

R- Vejo que como escritor, sou interativo com o leitor, minhas obras possuem uma linguagem leve, suave, simples, sensível, profunda, impactante, alegre e principalmente autentica e verdadeira. A exemplo de quem ora, vos escreve.  

18- O que acharia se seu livro se tornasse filme? Teria medo de mudarem muito a história do livro? Ou ia ser um sonho? Quem você ia querer que participasse das gravações? 

R – Seria ótimo. Acredito que não, pois eu iria acompanhar e participar de tudo e bem de perto. É um sonho. Que se for da vontade de Deus, um dia pode se realizar sim. Certamente quem eu ia querer que participasse das gravações, seriam meus pais, minha irmã, minha família, meus verdadeiros amigos e algumas pessoas e  profissionais do cinema, do esporte e da literatura que admiro. 

19- Fale um pouco do seu livro:  

R - Em livro “Tudo é uma questão de adaptação”, Tiago Vasques narra jornada de superação desde recém-nascido.

Autor foi diagnosticado com paralisia cerebral nos primeiros dias de vida e encontrou no esporte e na fé em Deus o alicerce para vencer desafios

“Tudo é uma questão de adaptação” é o que o autor Tiago da Silva Vasques escuta das pessoas ao seu redor desde criança.

Logo nos primeiros dias de vida, ele foi diagnosticado com paralisia cerebral e precisou se adaptar à condição de viver como uma pessoa com deficiência física, pois a doença causou limitações físicas nas suas pernas. A sábia frase virou seu lema para superar, com fé em Deus, todos os obstáculos que a vida lhe apresenta desde recém-nascido.

De mantra de vida, “Tudo é uma questão de adaptação” tornou-se o título da autobiografia que Tiago escreveu para relatar sua história.

 Na obra, publicada pela editora Vidaria Livros (2019), ele compartilha com o leitor sua trajetória de luta para ter uma vida o mais próximo possível daquilo que todos chamam de “normal”, e para ser inserido socialmente.

Nesta emocionante narrativa, Tiago conta a jornada de superação dos próprios limites, na qual encontrou no amor verdadeiro de Deus e da família os pilares que lhe dão forças para continuar lutando pela concretização dos seus sonhos, e nos garante: “Viver é um presente de Deus. Para Ele, nada é impossível e tudo é possível ao que crê”.

Apesar do grande desafio que a vida lhe apresentou desde o nascimento, Tiago acredita que Deus fez dele um verdadeiro especialista na arte da adaptação. Passou por cirurgias e pós-operatórios difíceis, mas nunca desistiu do seu genuíno sonho de trabalhar com esportes e ser um profissional de educação física. Mesmo com limitações físicas, cursou faculdade de Educação Física e ganhou medalhas como paratleta, superando todas as expectativas. 

No livro “Tudo é uma questão de adaptação”, o autor divide conosco sua convicção de que todo ser humano tem dentro de si uma imensa capacidade de se superar e se adaptar diante de qualquer adversidade, tendo sempre ao seu lado o carinho, a misericórdia e o amor eterno de Deus.

 

Sobre o autor:

Tiago da Silva Vasques nasceu em 1984, em Dourados (MS), e hoje vive em Campo Grande.

Apaixonado por esportes, é formado em Educação Física pela Unigran (Centro Universitário da Grande Dourados) e pós-graduado em Ciências do Exercício Físico, Treinamento e Personal pelo Isfaces (Instituto São Francisco de Assis de Administração, Comunicação, Educação e Saúde).

É professor de Educação Física no Departamento Municipal de Esportes da Prefeitura de Laguna Carapã (MS) – função da qual precisou afastar-se temporariamente por questões de saúde.

É também colunista e escritor colaborador do Jornal Laguna Informa e já escreveu inúmeros artigos para a Revista Alavanca, voltada ao MCC (Movimento de Cursilhos de Cristandade).

Foi paratleta e conquistou medalhas de ouro, prata e bronze na modalidade de arremesso de peso representando o MS nos anos de 2004 e 2005.

É integrante do MCC, tendo coordenado o 25º Cursilho para Jovens da Diocese de Dourados, em 2011.

Também participou de importantes encontros de jovens da Igreja Católica, tais como a JMJ (Jornada Mundial da Juventude) em 2013, no Rio de Janeiro, e o PHN (Por Hoje Não Vou Mais Pecar) de 2015 e 2018, na Comunidade Canção Nova, em Cachoeira Paulista (SP).

Título - Tudo é uma questão de adaptação: Uma jornada de superação por meio do esporte e da fé.

 

Editora - Vidaria Livros (2019) -.

 

 

 


COMENTÁRIOS