Coronavírus avança em MS, com 23 casos em apenas um dia, graças a 'festinhas'


CG News

Criança com máscara no Centro de Campo Grande. (Foto: Marcos Maluf).

Nesta quinta-feira, Boletim Epidemiológico da Secretaria de Saúde do Estado indica que previsões de crescimento forte do coronavírus podem se confirmar na próxima semana em Mato Grosso do Sul. Em apenas 1 dia, 23 novos casos da doença foram registrados. 

Nas primeiras semanas da pandemia, o avanço era em média de 2,7%, subiu para 6,9% em abril e agora atinge 8%.

No total, já são 311 testes positivos no Estado desde o dia 14 de março, quando a doença chegou oficialmente por aqui. Atualmente, 15 pessoas estão internadas, 7 em UTIs. Na Capital são 149 contaminados.

Na relação de testes recentes são 6 casos em Campo Grande,  5 em Brasilândia, 4 em Guia Lopes, 1 em Sidrolândia, 1 em Coxim, 1 em Nova Andradina, 3 em Três Lagoas e 2 em Jardim. Muitos ocorreram por conta de "festinhas" ou encontros familiares, diz o secretário de Saúde, Geraldo Resende

Ele cita exemplo de infecções no distrito de Nova América, em Caarapó. “Teve reunião com duas pessoas que vieram de São Paulo, com mais de 30 pessoas. Agora todos estão em isolamento. Vamos ter de fazer triagem e realizar exames. Isso contraria o que falamos a muito tempo".

Como as duas pessoas infectadas moram em São Paulo, os casos entram no registros de lá.

O secretário lembra, inclusive das aglomerações com impacto para a economia. "Em Guia Lopes da Laguna, frigorifico terá de dar férias coletivas para 400 funcionários, porque 4 pessoas estão infectadas", diz. No município, os 4 testes positivos recentes são de homens de 32, 35, 40 e 45 anos.

O frigorífico Brasil Global decidiu fechar por 15 dias para conter o novo coronavírus e fala de número maior de infectados, informou na manhã de hoje ao Campo Grande News que são 5 funcionários da empresa foram infectados depois que dois deles, do setor de embarque, tiveram contato com caminhoneiro de Campo Grande. 


COMENTÁRIOS