Maria: Mãe de Deus e Nossa, Por Tiago da Silva Vasques


Tiago da Silva Vasques

“Maria, mãe da vida! Maria, mãe do amor. Maria nossa mãe. És mãe do nosso Salvador!”

Caros irmãos... Já é madrugada e aqui estou. Nesta hora, coloco-me a escrever e desta forma, anunciar as maravilhas de Deus para nós.

Como filhos queridos e amados de Deus que somos, ganhamos uma grande graça divina: A graça de termos duas mães. Uma mãe aqui na terra e uma mãe lá no céu.

Convido você que me lê a conhecer um pouco da nossa Mãe Celestial – Maria Santíssima.

Pois bem, muitos já me perguntaram assim: Onde está Maria na bíblia? Vejamos:

1 - Maria – A Escolhida para ser Mãe de Jesus Cristo

Sim. “Uma entre todas foi a escolhida. Foste tu Maria serva preferida, mãe do meu Senhor, mãe do meu Salvador...” – Ela caminha conosco, o seu povo. Nossa Mãe, sempre será.

Onde está isto na bíblia? - "No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um homem que se chamava José, da casa de Davi e o nome da virgem era Maria. Entrando, o anjo disse-lhe: “Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo”. Perturbou-se ela com essas palavras e pôs-se a pensar no que significaria seme¬lhante saudação. O anjo disse-lhe: “Não temas, Maria, pois encontraste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus. Ele será grande e será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi; e reinará eternamente na casa de Jacó,* e o seu reino não terá fim”. Maria perguntou ao anjo: “Como se fará isso, pois não conheço homem?” Respondeu-lhe o anjo: “O Espírito Santo descerá sobre ti, e a força do Altíssimo te envolverá com a sua sombra. Por isso, o ente santo que nascer de ti será chamado Filho de Deus. 36.Também Isabel, tua parenta, até ela concebeu um filho na sua velhice; e já está no sexto mês aquela que é tida por estéril, porque a Deus nenhuma coisa é impossível”. Então disse Maria: “Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra”. E o anjo afastou-se dela." – (Lc 1,26-38)

2 – Maria – Reconhecida por sua prima Isabel como a Mãe do Salvador

Santa Isabel reconheceu Maria como Mãe do Salvador. Maria ao entrar na casa de sua prima, saudou Isabel. Ao receber a saudação de Maria, o ventre de Isabel, estremeceu e ela ficou repleta do Espirito Santo. Reconheceu Maria como Mãe do Salvador. – “E exclamou em alta voz: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre.”

Onde está escrito isto na bíblia? - "Naqueles dias, Maria se levantou e foi às pressas às montanhas, a uma cidade de Judá. Entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel. Ora, apenas Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança estremeceu no seu seio; e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. E exclamou em alta voz: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre. Donde me vem esta honra de vir a mim a mãe de meu Senhor? Pois assim que a voz de tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança estremeceu de alegria no meu seio. Bem-aventurada és tu que creste, pois se hão de cumprir as coisas que da parte do Senhor te foram ditas!” – (Lc 1 ,39-45)

3 – Maria proclamada como bem aventurada por todas as gerações

Isso mesmo! Nosso Deus, olhou para Maria, a escolheu para ser Mãe de Jesus Cristo e com essa atitude, Maria, será proclamada como a bem-aventurada por todas as gerações.

Onde podemos encontrar está afirmação na bíblia? -

"E Maria disse: “Minha alma glorifica ao Senhor, * meu espírito exulta de alegria em Deus, meu Salvador, porque olhou para sua pobre serva. Por isso, desde agora, me proclamarão bem-aventurada todas as gerações," – (Lc 1,46-48)

4 – Maria como Mãe e José como Pai adotivo de Jesus Cristo, educaram seu filho

O Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, foi educado por sua Mãe Maria e seu pai adotivo, José.

Onde encontra-se isto na bíblia? - "Seus pais iam todos os anos a Jerusalém para a festa da Páscoa. Tendo ele atingido doze anos, subiram a Jerusalém, segundo o costume da festa. Acabados os dias da festa, quando voltavam, ficou o menino Jesus em Jerusalém, sem que os seus pais o percebessem. Pensando que ele estivesse com os seus companheiros de comitiva, andaram caminho de um dia e o buscaram entre os parentes e conhecidos. Mas não o encontrando, voltaram a Jerusalém, à procura dele. Três dias depois o acharam no templo, sentado no meio dos doutores, ouvindo-os e interrogando-os. Todos os que o ouviam estavam maravilhados da sabedoria de suas respostas. Quando eles o viram, ficaram admirados. E sua mãe disse-lhe: “Meu filho, que nos fizeste?! Eis que teu pai e eu andávamos à tua procura, cheios de aflição”. Respondeu-lhes ele: “Por que me procurá¬veis? Não sabíeis que devo ocupar-me das coisas de meu Pai?”. * Eles, porém, não compreen¬deram o que ele lhes dissera. Em seguida, desceu com eles a Nazaré e lhes era submisso. Sua mãe guardava todas essas coisas no seu coração. E Jesus crescia em estatura, em sabedoria e graça, diante de Deus e dos homens. (= Mt 3,1-12 = Mc 1,1-8) " – (Lc 2,41-52)

5 – Jesus Cristo nos deu Maria como Mãe

Ter uma Mãe é maravilhoso. E Jesus Cristo, também quis ter uma. Ainda por amor a nós, nos deu a sua Mãe Maria, também como nossa mãe.

Onde pode ser encontrado sobre este fato na bíblia? -

"Quando Jesus viu sua mãe e perto dela o discípulo que amava, disse à sua mãe: “Mulher, eis aí teu filho”. Depois disse ao discípulo: “Eis aí tua mãe”. E dessa hora em diante o discípulo a recebeu como sua mãe." – (São João 19,26-27)

6 – Maria – Mãe Intercessora

Maria como Mãe, pede a Jesus por nós. E Ele acolhe os pedidos de sua mãe e atende a todos.

Onde eu encontro a passagem que se refere a intercessão de Maria na bíblia? - "Disse, então, sua mãe aos serventes: “Fazei o que ele vos disser”. Ora, achavam-se ali seis talhas de pedra para as purificações dos judeus, que continham cada qual duas ou três medidas. * Jesus ordena-lhes: “Enchei as talhas de água”. Eles encheram-nas até em cima. “Tirai agora” – disse-lhes Jesus – “e levai ao chefe dos serventes”. E levaram. Logo que o chefe dos serventes provou da água tornada vinho, não sabendo de onde era (se bem que o soubessem os serventes, pois tinham tirado a água), chamou o noivo e disse-lhe: “É costume servir primeiro o vinho bom e, depois, quando os convidados já estão quase embriagados, servir o menos bom. Mas tu guardaste o vinho me¬lhor até agora”. Esse foi o primeiro milagre de Jesus; realizou-o em Caná da Galileia. Manifestou a sua glória, e os seus discípulos creram nele." - (São João 2,5-11)

7 – Maria como Mãe, nos ensina a perseverar na oração

Maria como toda mãe, é exemplo de prontidão, serviço, fidelidade, esperança, perseverança e amor incondicional por todos os seus filhos.

Onde nós encontramos sobre esse fato na bíblia? -

"Todos eles perseveravam unanimemente na oração, juntamente com as mulheres, entre elas Maria, mãe de Jesus, e os irmãos dele." – (Atos dos Apóstolos 1,14)

8 – Maria – Mãe e Rainha do Céu

Certamente: Maria, é Mãe e Rainha do Céu.

Onde encontramos esta afirmação na bíblia? -

"Apareceu em seguida um grande sinal no céu: uma Mulher revestida do sol, a lua debaixo dos seus pés e na cabeça uma coroa de doze estrelas. *"- (Apocalipse, 12-1)

Para finalizar as minhas palavras por aqui, deixo a letra de uma canção que ao meu ver, confirma e retrata para todos nós, um pouco da maternidade da Virgem Maria Santíssima. Vejam só que letra verdadeira, forte e linda:

Maria – Mãe da Vida

“Maria, mãe de Deus, querida mãe. O teu sim nos trouxe a vida e o amor. Geraste para nós o salvador. Exemplo de coragem, fidelidade ao céu. Foi difícil o teu caminho, mas com fé. Seguiste a cristo até o calvário. Em pé permaneceste sem desfalecer. Diante do madeiro que o teu filho morreu. Maria vem e dá-me tua mão. Conduze-me ao teu filho que morreu na cruz. Ensina-me a confiar e esperar. Ensina-me a crer, ensina-me a querer. Ensina-me a amar. Ensina-me a caminhar com Deus. Maria, mãe da vida! Maria, mãe do amor. Maria nossa mãe. És mãe do nosso salvador! Maria, mãe de todos os cristãos. Socorrei-nos na dor, na aflição. Maria segura minha mão. Não me deixe sucumbir. Ensina-me a ser fiel. Ensina-me o caminho até a cruz. Vem ó mãe ajuda-me a caminhar. Se eu desfalecer, segura a minha mão. Pra eu não desistir e até a cruz chegar. Pois eu sei que a cruz não é o fim. Pois nessa cruz teu filho morreu por mim. E por amor a nós, ressuscitou. O teu filho redentor veio a todos resgatar. E o teu amor, ó mãe. O meu coração vem acalmar.” – (Maria, Mãe da Vida/Adriana Arydes)

Por fim amados amigos, registro aqui meu amor e a minha eterna gratidão a Deus.
Por que? Por Ele ter me dado duas mães: A minha Mãe Claudecy, aqui na terra. E a nossa Mãe do Céu, Maria Santíssima.

Que Deus continue a nos abençoar e que Maria Santíssima, Mãe de Deus e nossa, sempre caminhe conosco e nos aproxime de Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador! Amém, assim seja.

Seu amigo e irmão,
Tiago da Silva Vasques.


COMENTÁRIOS