Foi pra cozinha por causa da quarentena? Confira 10 dicas para economizar

Em tempo de crise, gastar menos tem sido meta de muita gente.


Midiamax

Foto: Thinkstockphotos

Já faz mais de um mês que muitos sul-mato-grossenses iniciaram o isolamento social seguindo orientações dos órgãos de saúde para evitar a disseminação do novo coronavírus. Para aqueles que têm tido a oportunidade de ficar em casa, principalmente no formato de trabalho home office, os restaurantes ou refeitórios deixaram de ser uma realidade e a cozinha de casa virou uma companheira diária.

Pensando nisso, atarvés do Midiamax preparamos essa lista com 10 dicas para você agilizar seu tempo no cozinha e o principal, economizar dinheiro em tempo de crise.

1. Esteja aberto para aprender

Se você se interessou por essa matéria, provavelmente você não faz mais parte – ou nunca fez – dos adeptos 100% ao delivery, ou seja, alguma intimidade com a cozinha você já tem ou precisou criar nesses dias de isolamento. A primeira dica é que a economia para produzir as refeições está muito ligada a saber aproveitar o que tem na geladeira e na despensa. Por isso, abuse de aplicativos de receitas, canais no Youtube ou contas no Instagram que tem a missão de te ensinar uma variedade imensa de preparos e, claro, deixe a preguiça de lado.

2. Promoção é tudo

É óbvio que a promoção é o caminho mais fácil pra quem precisa economizar na hora das compras, mas alguns ‘macetes’ podem te ajudar. Além de preferir fazer compras específicas em dias de promoção de supermercados, como a terça da carne e a quinta verde, procure as redes sociais dos estabelecimentos preferidos. Nesse período de pandemia, muitos mercados, até aqueles menores, têm divulgado alguns itens em promoção nas redes. Isso faz com que você evite ficar rodando por aí em busca do que mais precisa.

3. A lista é sua aliada

Depois que você encontrou as melhores promoções e decidiu que vai em busca das compras, não se esqueça de levar uma lista para que nada fique para trás ou que compre em excesso algo que já tinha na despensa. Além da boa e velha listinha de papel, você também pode usar aplicativos como o Google Keep e fazer uma lista virtual, que pode ser acessada do celular e facilitar muito todo o processo.

4. Aproveite as sobras

Quem sabe tudo de cozinha costuma dizer que resto não existe, de um alimento aproveita-se praticamente tudo. Cascas podem ser trituradas e se tornarem composição de massas de tortas e bolos, bagaços podem ser batidos no liquidificador, tudo pode se transformar na cozinha. Confira nessa lista, uma seleção de 22 receitas usando sobras.

5. Congele o que você puder!

A maioria dos alimentos podem ser congelados para consumir depois. Se você tem preguiça de preparar as refeições ou se falta tempo, uma ótima dica é preparar porções maiores, separá-las e levar para o congelador. Com isso, além de manter os alimentos, você pode recorrer a uma marmitinha feita por você quando a preguiça bater ou o tempo não aparecer e não recorrer ao delivery.

6. Cardápio planejado

E já que falamos em aproveitar o tempo na cozinha, uma opção que muita gente tem adotado em tempos de pandemia é o cardápio planejado. Para não enjoar do que você cozinha ou cair na mesmice, uma opção é dedicar de 3 a 4 horas por semana para escolher receitas, elaborar as preparações e deixar tudo programado para que você não perca tempo e não caia na tentação de comer fora, ajudando ainda mais na economia.

7. Não perca a data

Se tem uma coisa que irrita quem tá precisando economizar na alimentação é achar um insumo vencido no armário na hora que você mais precisa dele. Para isso, se você aproveitou alguma promoção e comprou em quantidade algo que não usa diariamente, a principal dica é usar uma etiqueta para deixar a data de validade do produto bem visível. Assim sempre que abrir a despensa, vai se lembrar de consumir aquele produto antes dele ficar impróprio.

8. Hora da xepa!

Muita gente sabe, mas nunca é demais lembrar: aproveite a xepa! Sempre no final das feiras livres muitos alimentos sobram nas bancas e os vendedores fazem promoção para conseguir vender tudo que ficou. Nem sempre as frutas e verduras serão as mais belas, mas mesmo com um amassadinho aqui e outro ali, você vai conseguir aproveitar o alimento e ainda gastar menos dinheiro.

9. Cupons de desconto

Não é uma prática muito comum em Mato Grosso do Sul, mas aplicativos de entrega de compras têm chegado por aqui. Com eles, além da praticidade de agendar entregas do que precisa sem sair de casa, você pode garantir descontos nos aplicativos e economizar ainda mais.

10. Hábito na cozinha

E para fechar nossa lista, aqui vai uma última dica. Se atente a maneira como você cozinha. Ligar o forno, por exemplo, só na hora necessária para a preparação pode te render economia de gás. Evitar deixar a torneira aberta sem necessidade durante as preparações também te custa uns bons trocos a menos na conta de água. O mesmo vale para a geladeira, pegue tudo de uma vez e evite abrir o equipamento sem necessidade. Seu bolso e a conta de luz agradecem.


COMENTÁRIOS