Governadores de 20 estados assinam carta em apoio a Maia e Alcolumbre


Midiamax

Encontro de governadores (Reprodução)

Carta assinada por 20 governadores, entre eles, Reinaldo Azambuja (PSDB), foi publicada com o objetivo de defender a democracia nacional, que segundo os governadores, vem sendo constantemente atacada por quem deveria ser seu principal defensor, o presidente Jair Bolsonaro.

No texto, os governadores manifestam apoio aos presidentes da Câmara, Rodrigo Maia, e do Senado, Davi Alcolumbre. Os governantes também fazem um apelo ao diálogo e à união no combate à pandemia do Coronavírus.

CARTA ABERTA À SOCIEDADE BRASILEIRA EM DEFESA DA DEMOCRACIA

O Fórum Nacional de Governadores manifesta apoio ao Presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre, e ao Presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, diante das declarações do Presidente da República, Jair Bolsonaro, sobre a postura dos dois líderes do parlamento brasileiro, afrontando princípios democráticos que fundamentam nossa nação.

Nesse momento em que o mundo vive uma das suas maiores crises, temos testemunhado o empenho com que os presidentes do Senado e da Câmara têm se conduzido, dedicando especial atenção às necessidades dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios brasileiros. Ambos demonstram estar cientes de que é nessas instâncias que se dá a mais dura luta contra nosso inimigo comum, o coronavírus, e onde, portanto, precisam ser concentrados os maiores esforços de socorro federativo.

Nossa ação nos Estados, no Distrito Federal e nos Municípios tem sido pautada pelos indicativos da ciência, por orientações de profissionais da saúde e pela experiência de países que já enfrentaram etapas mais duras da pandemia, buscando, neste caso, evitar escolhas malsucedidas e seguir as exitosas.

Não julgamos haver conflitos inconciliáveis entre a salvaguarda da saúde da população e a proteção da economia nacional, ainda que os momentos para agir mais diretamente em defesa de uma e de outra possam ser distintos.

Consideramos fundamental superar nossas eventuais diferenças através do esforço do diálogo democrático e desprovido de vaidades.

A saúde e a vida do povo brasileiro devem estar muito acima de interesses políticos, em especial nesse momento de crise.

Assinam a Carta:

Renan Filho (MDB), de Alagoas;

Waldez Góes (PDT), do Amapá;

Rui Costa (PT), da Bahia;

Camilo Santana (PT), do Ceará;

Renato Casagrande (PSB), do Espírito Santo;

Ronaldo Caiado (DEM), de Goiás;

Flávio Dino (PCdoB), do Maranhão;

Mauro Mendes (DEM), do Mato Grosso;

Reinaldo Azambuja (PSDB), do Mato Grosso do Sul;

Helder Barbalho (MDB), do Pará;

João Azevêdo (Cidadania), da Paraíba;

Paulo Câmara (PSB), de Pernambuco;

Wellington Dias (PT), do Piauí.

Wilson Witzel (PSC), do Rio de Janeiro;

Fátima Bezerra (PT), do Rio Grande do Norte;

Eduardo Leite (PSDB), do Rio Grande do Sul;

Carlos Moisés (PSL), de Santa Catarina;

João Doria (PSDB), de São Paulo;

Belivaldo Chagas (PSD), de Sergipe;

Mauro Carlesse (DEM), do Tocantins.


COMENTÁRIOS