Coronavírus: Com isolamento ruim, MS tem 64,4% dos leitos de UTI ocupados

Estado registra 156 casos confirmados da doença e 5 mortes


Midiamax

Leitos de UTI (Ilustrativa)

Mato Grosso do Sul possui 534 leitos de UTI (Unidade de Teparia Intensiva), distribuído em sete municípios do Estado, sendo que 64,4% está ocupado por pacientes em tratamento, até a data de ontem (16). Conforme a SES (Secretaria Estadual de Saúde), destes, apenas 9 pacientes atestados positivo para o novo coronavírus (Covid-19) ocupam leitos especiais. As taxas de isolamento em Mato Grosso do Sul, conforme o Ministério da Saúde, estão entre as piores do país.

Os leitos de UTI estão distribuídos em sete municípios, sendo Campo Grande, Três Lagoas, Ponta Porã, Costa Rica, Dourados, Sidrolândia, Corumbá e Paranaíba. Segundo a secretaria de Saúde, a taxa de ocupação é variável conforme a recuperação ou óbito do paciente. Na terça-feira a ocupação foi de 61,8%, quarta-feira foi de 58,1%.

Com a pandemia de coronavírus, serão instalados 138 leitos a mais. Atualmente, 672 leitos foram destinados exclusivamente para o tratamento de Covid-19; 157 leitos pediátricos; 65 UTI’s adulto e 6 UTI’s pediátricas. Estão internados 20 pacientes positivo, sendo nove em UTI.

O secretário Geraldo Rezende, informou no ínicio do mês que 81 novos leitos estão na Capital instalados na como Santa Casa, Hospital do Câncer, Hospital Regional, Hospital do Pênfigo, Proncor, Clínica Campo Grande e El Kadri. Já os leitos clínicos serão 239 em Campo Grande, sendo 48 semi-intensivos disponíveis no HR; 42 distribuídos aos municípios.

A nível nacional, o Estado do Ceará apontou ontem lotação máxima de leitos de UTI, sendo número expressivo de mortes por coronavírus. A estimativa é que seja 250 mortes por dia, conforme o site O Globo. MS está registrou três picos de contágio na última semana. Apenas hoje, houve registro de mais 13 novos casos confirmados da doença em apenas 6h.  


COMENTÁRIOS