Em aumento exponencial, MS teve 12 confirmados em 24 horas


CORREIO DO ESTADO

Em 24 horas Mato Grosso do Sul teve mais 12 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) durante live diária para apresentação dos dados da doença. Com esses casos, só nesta semana, já são 43 casos confirmados em cinco dias.

Ao todo, o Estado tem 143 casos confirmados, 1.111 notificações, 28 em investigação, 919 descartados, 21 excluídos e cinco mortos pela doença (dois em Campo Grande, um em Três Lagoas, Dourados e Batayporã).

“Nessa última semana tivemos três picos com mais de 10 casos, fruto da ausência do distanciamento social nas semanas anteriores”, afirmou a secretária-adjunta da SES, Chritinne Maymone.

Este foi o quarto pico acima dos 10 casos confirmados no intervalo de 24 horas em Mato Grosso do Sul. Por isso a secretaria de Saúde encaminhou aos 79 municípios um ofício solicitando que o isolamento social seja mantido nos próximos dias.

“Hoje endereçamos um ofício aos 79 prefeitos e prefeituras, a todos os secretários de saúde, para que possamos continuar com a política dita, encaminhada, do isolamento social aliado a outras ações para que retardemos ao máximo a curva de crescimento, mas nós estamos vendo que há um crescimento expressivo”, declarou o secretário Geraldo Resende.

Dentre os casos de confirmados agora, três são em Campo Grande (sendo um no drive-thru), cinco em Três Lagoas, um em Dourados, dois em Mundo Novo e um em Nova Andradina.

Do total de casos confirmados, 20 estão internados, sendo nove em leitos públicos (com quatro em Unidade de Terapia Intensiva) e 11 em leitos particulares (cinco em UTI). Ao todo, 39 pessoas já encerraram a quarentena, 67 estão em isolamento domiciliar e 12 tiveram alta hospitalar.

O maior número de casos continua em Campo Grande, com 71 confirmados, Três Lagoas vem em segundo, com 16 casos. Nestes dois municípios, os casos já são comunitários.

A maioria dos contaminados com a doença são pessoas de 30 a 39 anos, que representam 28,7% do total. Os pacientes acima de 60 anos são 19,5% e de 50 a 59 anos representa 15,4% dos casos confirmados.


COMENTÁRIOS