Secretária da Saúde de Laguna Carapã orienta moradores sobre enfrentamento ao novo coronavírus



O Prefeito, Itamar Bilibio, secretária de Saúde, Deide Tamanho, e seu secretário adjunto Danilo Pagnussat, faz reunião para debater ações e medidas que já estão sendo realizadas no Município sobre o COVID-19.

Os profissionais de saúde (médicos e enfermeiros) participaram de treinamento em Campo Grande/MS sobre as práticas e condutas com relação ao coronavírus (Covid-19), sendo que os conhecimentos obtidos foram repassados aos demais profissionais da área da saúde.

A Secretaria de Saúde, através dos profissionais habilitados, no decorrer da semana estará orientando os professores e alunos nas escolas, bem como em outros estabelecimentos. Os agentes de saúde também estão orientados, para que repassem à população durante as suas visitas os cuidados mínimos necessários e também que, diante de tais sintomas procurem a Unidade de Saúde.

É importante comunicar à população de Laguna Carapã que NÃO HÁ casos suspeitos e nem confirmados do Coronavírus (Covid-19) até o momento em nosso município. Portanto, devemos manter a calma, sem motivos para pânico.

Porém, é fundamental seguir alguns protocolos simples e medidas preventivas estabelecidas pelo Ministério da Saúde, entre elas: lave as mãos com frequência, com água e sabão; higienize com álcool 70% após tossir ou espirrar e principalmente antes de consumir algum alimento; utilize lenço descartável para higiene nasal; ao tossir ou espirrar, cubra o nariz e boca com lenço ou com o braço, e não com as mãos; evite tocar os olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas; não compartilhe objetos de uso pessoal como, talheres, pratos, copos ou garrafas; mantenha os ambientes bem ventilados; evite todo e qualquer tipo de aglomerações; evite contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de infecção respiratória.

Atenção aos sintomas:
O Coronavírus (Covid-19) é similar a uma gripe, apresentando febre, cansaço, dificuldade para respirar e tosse seca. Alguns pacientes podem ter dores, congestão nasal, corrimento nasal, dor de garganta ou diarreia. Estes sintomas geralmente são leves e começam gradualmente.

Somente procurar o hospital em caso de urgência!! Quando for para trocar receita ou mostrar exames, procurar a unidade de saúde.

Pedimos que todos chequem as informações que recebem antes de repassarem em grupos ou em redes sociais. As Fake News que circulam pela internet podem gerar um pânico desnecessário.

Fonte: https://www.facebook.com/itamarbilibio15 


COMENTÁRIOS