Representantes do MS estreiam hoje na Copinha

Edição deste ano da competição conta com os times do União ABC e Cena.



A edição de 2020 da Copa São Paulo de Futebol Júnior, ou Copinha, começou nesta última quinta-feira (2). Hoje (3), é a vez dos times que representam o Mato Grosso do Sul estrearem no torneio, considerado o principal de categoria de base no país. União ABC e Centro Esportivo Nova Andradina (CENA) jogam contra a Chapecoense e o Avaí, respectivamente. 

Este ano, a competição, que está em sua 51ª edição, reúne 127 times de todo o Brasil, divididos em 32 grupos que jogam em sedes distribuídas pelo estado de São Paulo. A final está marcada para o dia 25 deste mês, no estádio Pacaembu, localizado na Zona Leste da capital paulista. 

Com quatro vitórias no Campeonato Estadual Sub-19, o União ABC garantiu a taça e uma vaga na Copinha. A equipe campo-grandense enfrenta a Chapecoense, às 14h15 (horário do Mato Grosso do sul), na cidade de Suzano. Na fase de grupos da disputa, o União ABC joga também contra o União Suzano e o São Raimundo (RR). 

Já o Cena, time que ficou com a segunda vaga no torneio, enfrenta no jogo de estreia o Avaí, também a partir das 14h15, na cidade de Mauá. Pela frente, a equipe tem os times de Mauá e do Atlético do Ceará.  

Este ano, diferente do que foi feito em anos anteriores, nenhuma equipe estrangeira foi convidada para a disputa. O atual campeão é o São Paulo que estreia contra em São Bernardo do Campo contra EC São Bernardo.

O Corinthians, maior campeão da Copinha, está no Grupo 11 e enfrenta o Francana, Retrô-PE e Fluminense-PI, em jogos realizados em Franca (SP).

Neste ano os representantes do Estado foram Aquidauanense e Sete de Dourados. A dupla foi eliminada na primeira fase da Copinha.

Recentemente, o time sub-19 do Flamengo desistiu de participar da competição, que até então contava com 128 times, por conflito de datas entre o torneio e o Campeonato Carioca. Como o time oficial está de férias em janeiro, devido à participação no Mundial de Clubes, o Flamengo decidiu usar o time sub-20 no Estadual. Por decisão da Federação Paulista de Futebol, organizadora do torneio, o time desistente não foi substituído.  

ESTADUAL SUB-19

Este ano seis equipes participara da disputa pelo título do Campeonato Estadual Sub-19, que garantia as vagas na Copa São Paulo de futebol júnior de 2020. Representando Campo Grande jogaram Comercial, Operário e União/ABC. O Corumbaense, o Centro Esportivo Nova Andradina (Cena) e Serc também disputaram o torneio, que teve apenas uma fase de cinco jogos.


COMENTÁRIOS