Câmara aprova Projeto de Lei de Ademar Dalbosco e cria políticas públicas permanentes contra a Depressão


Por Assessoria CMLC

A preposição foi do parlamentar Ademar Dalbosco. Foto: Assessoria

A Câmara de Vereadores de Laguna Carapã, aprovou por unanimidade, o Projeto de Lei que institui em Laguna Carapã a ‘Campanha Permanente de Informação, Prevenção e Combate à Depressão no município. A preposição foi do parlamentar Ademar Dalbosco

O objetivo da iniciativa de Ademar é ampliar o conhecimento da população, sobre causas, sintomas, meios de prevenção e de tratamentos da depressão, por meio de ações educativas e informativas.

O Projeto de Lei traz ainda como ideias principais incentivar a busca pelo diagnóstico e tratamento dos pacientes e combater o preconceito que cerca a depressão, além de abordar as patologias como transtorno de ansiedade, síndrome do pânico e doenças correlatas ao tema.

“O Brasil o primeiro país no ranking de casos de depressão na América Latina. Aproximadamente 6% da população, num total de 11,5 milhões de pessoas, sofrem com a doença. Mato Grosso do Sul é o 3o em casos de suicídios por conta da doença. Em nosso município dados da Secretaria de Saúde apontam que de janeiro a outubro mais de 2% da população foram atendidas com algum tipo de distúrbio mental, como depressão, ansiedade e outros transtornos correlatos. Precisamos enquanto poder público tomar medidas que diminuam esses números na nossa cidade" enfatizou Ademar.

Segundo o vereador falar sobre patologias psicológicas ainda é um tabu. Para eles as pessoas ainda resistem em procurar o diagnóstico correto e realizar os tratamentos necessários.

Ademar ressalta ainda que jovens e crianças estão se automutilando, agredindo o próprio corpo, sem contar aquelas pessoas que fazem tratamento em clínicas particulares, cujo essas não estão incluídas nessa estatística. O projeto vai agora para sanção do prefeito Itamar Bilibio e deverá entrar em vigor em 120 dias.


COMENTÁRIOS