Sem chuvas, safra de soja já registra quebra de 5% em MS


Midiamax

 Já em período de colheita, a produção de soja sul-mato-grossense está sendo novamente prejudicada pelo clima. Com poucas chuvas no estado, a safra 2012/2013 já registra perdas de 300 mil toneladas do grão.

A previsão inicial da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), no início do período de plantio ainda em 2012, era que MS colhesse aproximadamente seis milhões de toneladas de soja nesta safra. Porém, como o clima não está ajudando, a previsão hoje gira em torno de 5,7 milhões de toneladas, uma perda de 5%.

“No caso da soja, a produtividade é prejudicada pela falta de chuva, o que fez cair as previsões de colheita no estado”, comentou Leonardo Carloto, engenheiro agrônomo da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS).

Em safras anteriores, MS também sofreu com o clima, seja com a estiagem, como em 2011/2012, ou com as fortes geadas entre 2009 e 2011.

Ainda segundo Carloto, se confirmada, a nova previsão, de 5,7 milhões de toneladas, já representaria uma ótima colheita. “Mas vejo que é muito otimista”, lembrou.

No estado, a soja precoce já começou a ser colhida. No geral, aproximadamente 5,5% de toda a produção regional já está armazenada ou sendo negociada pelos produtores.

Além da estiagem, que está afetando a produção agrícola do estado, o receio é da geada que costuma assolar a região sul de MS, já em meados do ano. “Cidades como Aral Moreira sempre sofrem com a geada, e perdem produtividade”, avaliou Carloto.


COMENTÁRIOS