Comerciantes de MS têm até segunda-feira (30) para aderirem à nota fiscal eletrônica

Varejistas que ainda não desativaram impressoras de nota blindadas podem ser multados em R$ 5,6 mil



Varejistas de Mato Grosso do Sul têm até segunda-feira (30) para providenciarem o credenciamento na NFC-e (Nota Fiscal Eletrônica) e encaminharem os equipamentos emissores de cupom fiscal blindados para a intervenção técnica de cessação de uso. O equipamento são as impressoras físicas previstas em convênio do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).
 
A corrida contra o tempo para quem ainda não aderiu ao sistema se deve ao fato de que, a partir de 1º de outubro, todos os varejistas –com exceção dos MEIs (microempreendedores individuais)– deverão emitir a NFC-e (o “modelo 65”) ou a NF-e (“modelo 55”). O tipo de nota depende do tipo de negócio no qual a empresa opera.
 
A Sefaz (Secretaria de Estado de Fazenda) adverte que o uso de impressoras fiscais térmicas, que tiveram prazo vencido em setembro do ano passado, e das blindadas (que expira nesta segunda-feira) pode levar a multa de 200 Uferms (cerca de R$ 5,6 mil) por equipamento.
 
Para confirmar a cessação de uso das impressoras, a secretaria recomenda que se busque uma interventora –a lista está disponível no site da pasta, no link “Automação Comercial”.
 
NFC-e – A emissão da nota fiscal eletrônica já é feita em diferentes estabelecimentos comerciais, substituindo os comprovantes em papel. Por ser virtual, ela permite um controle mais efetivo, e em tempo real, da atividade comercial pelo fisco.
 
O sistema é considerável benéfico aos consumidores, por reduzir as filas de checagem de nota e permitir a checagem em temo real da validade da compra, por meio da emissão do QR Code. O comprovante também é enviado por e-mail, mensagem eletrônica ou via redes sociais.
 
Por: Humberto Marques

COMENTÁRIOS