Médico que fez parto de menino de 6kg já havia acompanhado nascimento de outro 'bebezão'



Henrique Josué Romero veio ao mundo nesta quarta-feira (11) e surpreendeu equipe médica e familiares com peso de 6.045 kg e 55 centímetros. O bebezão nasceu na maternidade do Hospital Soriano Correa da Silva, em Maracaju. 

Conforme o médico obstetra Johnny Manffei com seus mais de 3 mil partos no “currículo” é a primeira vez que ele acompanha um fato assim. 

“A chegada de Henrique com mais de seis quilos impressionou. Toda equipe ficou surpresa e estamos felizes por ele estar bem e já ter sido liberado”, conta, ao destacar que o recém-nascido ficou em observação por 48 horas, bem como a mãe e foram liberados com bom quadro de saúde. 

O bebê mais pesado que o obstetra já havia acompanhado a chegada, conforme conta pesava 5,7 kg. Questionado sobre o sexo, ele diz não recordar. Nesta média (nascidos com 5 kg), conforme o profissional, não é tão incomum. 

Henrique era esperado pelo obstetra e pela equipe com o peso de 5 quilos. A expectativa se dava pelo fato do mais recente ultrassom que a mãe Esidra Romero, 36, ter indicado o peso do feto  com média de 5,5 kg. 

“Como os exames tem uma margem de erro de 10%, sabíamos que o bebê poderia pesar mais de 5 quilos. Mesmo assim não imaginávamos 6 kg”, disse. 

O parto de Henrique foi cesariana. Segundo Johnny, a opção visou preservar a saúde do bebê e da mãe. 

Esidra teve diabetes gestacional, o que pode ter impactado para o peso do recém-nascido. Porém, o médico explica que o peso do bebê também pode ser influenciado por fatores como a genética, alimentação da mãe e obesidade. 

Quanto a riscos de saúde, devido ao peso incomum para recém-nascido, o médico disse que existe risco de que Henrique possa ter diabetes no futuro. 

Conforme mostrou o site Tudo MS, Esidra teve cinco partos e dois filhos nascidos com mais de 4 kg. A filha mais nova do casal tem 10 anos e o mais velho já completou 19, e sexto meninão (Henrique) foi planejado.

Em pesquisa ao Guinness World Records, o Dourados News encontrou dados sobre bebês “gigantes”. Conforme o portal do Guinness, foi relatado que Francisca Ramos dos Santos deu à luz, por cesariana, a seu filho Ademilton, que pesava 7,57 kg, em Salvador Brasil. O caso ocorreu em 18 de janeiro de 2005.

Ainda conforme o portal, o bebê mais pesado nascido de uma mãe saudável foi um menino de 10,2 kg que nasceu de Sig. Carmelina Fedele (Itália) em Aversa, Itália, em setembro de 1955.


COMENTÁRIOS